Mudança de casa: como adaptar o pet a um ambiente menor
Vai mudar de casa? A mudança pode ser difícil para o pet, principalmente se for para um espaço menor do que o local em que ele morava antes.
Confira algumas dicas para que esse momento seja o mais tranquilo possível, para você e seu pet.
O ideal é programar a mudança para uma sexta-feira e passar o fim de semana na nova casa com o animal. A caminha com paninhos e brinquedos que ele já usava podem ajudar nessa transição, por causa do cheiro já conhecido. Também pode ser colocado algo com o cheiro do dono para que o pet fique mais tranquilo. Além disso, feromônios caninos e felinos no ambiente ou florais no bebedouro podem ajudar na adaptação.
Enriqueça o ambiente proporcionando ao seu pet brinquedos com texturas e formatos diferentes e que dispensam alimento.
Passeios são fundamentais para o bem-estar do bichinho. Com certeza se sentindo feliz, se acostumará mais rápido com a nova casa.
Cães
Se possível, leve o cão até a nova vizinhança e faça passeios nas redondezas alguns dias antes de se mudar. Assim, ele já vai se familiarizar com o novo local.
Ao chegar na nova casa, faça um “tour” com o cão na guia, para conhecer todos os cômodos da casa. Essa volta fará com que ele se sinta mais seguro, tendo conhecido o território previamente.
Caso o espaço seja menor do que o anterior, aumente a frequência e duração dos passeios, brincadeiras e atividades recreativas.
Quanto ao coco e xixi, controle os horários das refeições e nos primeiros dias leve o cão até local correto, espere e recompense quando ele fizer.
Se ele já for habituado com o tapete higiênico e jornal, por exemplo, essa etapa poderá ser mais tranquila, uma vez que ele já conhece o seu banheiro.
Dica: é importante lembrar que o banheirinho nunca deve estar perto da cama, comida e locais muito movimentados.
Gatos
Coloque o gato primeiro em um cômodo e espere até que ele reconheça o ambiente e se sinta seguro, só depois libere o restante para que ele reconheça aos poucos os outros cômodos da casa.
Se possível, proporcione prateleiras ou objetos no alto dos cômodos da casa, pois os gatos gostam de observar tudo de cima e assim ter o controle do ambiente.
No geral, os gatos utilizam corretamente o seu banheirinho. Disponibilize sempre uma caixa a mais do número de gatos da residência, e lembre-se de deixar a caixa de areia em um local mais reservado.
Acima de tudo, fique atento ao bem-estar do seu cão ou gatinho durante a transição e boa mudança!
Por Teresa Nogueira, adestradora da Cão Cidadão.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há mais de 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones (11) 3571-8138 (São Paulo) ou 4003-1410 (demais localidades). Acesse o nosso site: www.caocidadao.com.br.