Cuidados ao comprar um cavalo
Ter um cavalo, participar de cavalgadas ou de esportes equestres é o desejo de muitas pessoas, porém é importante ter em mente que um cavalo não é um objeto, é um animal de grande porte que exige local, manejo e cuidados adequados, e que tem um custo de manutenção elevado.
Tendo consciência destas condições e estando certo que poderá ter e manter um cavalo bem cuidado, o próximo passo é escolher o animal adequado aos seus objetivos e ao que se espera dele, para que o teu sonho não se torne um grande “mico”.
Há um dito no meio equestre que diz: “cavaleiro novo cavalo velho, cavaleiro experiente cavalo novo”. Isso quer dizer que um cavaleiro novato, ainda inexperiente, deve procurar um cavalo bem manso, de boa índole e preferencialmente mais experiente, ao contrário de um cavaleiro mais experiente, bem preparado, que saberá como lidar com um potro recém domado ou com as reações mais enérgicas de um cavalo jovem.
Se o que você procura é um “cavalo pet”, ou seja, um animal de estimação, algo que é bastante comum nos dias atuais, tanto faz a raça, o importante é procurar um animal bem manso, dócil, que tenha boa índole e goste do contato humano. Como quem procura animais para estes fins, costuma não ter nenhuma experiência ou conhecimento sobre cavalos, é bastante aconselhável que, ao escolher o animal, leve junto alguém com bom conhecimento sobre equídeos.
Se a opção for por um animal para o lazer, passeios, cavalgadas, é importante que seja também um animal manso, bem domado, de boa índole e preferencialmente de bons andamentos, ou seja, que proporcione ao cavaleiro, no passo, trote/marcha ou galope, uma boa comodidade, que torne a montaria uma atividade prazerosa ao cavaleiro. No Brasil há raças nacionais, como o Mangalarga, Mangalarga Marchador, Campolina, Campeiro e até mesmo o Piquira (uma espécie de pônei brasileiro) que têm um andamento muito confortável e são muito versáteis, servindo também para alguns esportes e lida com o gado.
Enfim, seja qual for seu objetivo, o importante é escolher um animal adequado ao que você procura, buscando ajuda de quem conhece do assunto e tendo em mente que todo animal tem sua natureza própria e que temos total responsabilidade pelo seu bem estar.
Trate seu animal com respeito e terá sempre um amigo leal.
Marcos Ferraz é membro da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga, apaixonado por cavalos desde a infância e ativista da defesa e proteção dos animais.