Logo_Guia4PatasOnline_cor

Meu caõzinho se coça. O que pode ser?

Os cães tanto filhotes quanto adultos podem manifestar diversas alterações na pele que podem variar desde uma simples mudança na coloração dos pelos até lesões mais graves como nódulos, falha de pelo,  vermelhidão por isso a ajuda de um profissional médico veterinário dermatólogo ou dermatologista poderá auxiliar na resolução da doença ou proporcionar qualidade de vida aos nossos Filhos Pet’s.
meu-cao-esta-cocando
O ato de lamber as patas, lamber a região perianal, perivaginal, região escrotal,  afecções recorrentes de ouvido, coceira nos olhos ou ao redor dos lábios podem ser sinais de alergia. Muitas pessoas julgam isso como um comportamento normal, tido como mania, ou stress ou até ansiedade da separação, mas sabemos que antes de chegarmos num diagnostico subjetivo de ansiedade, temos que descartar outras doenças mais rotineiras e que podem acontecer no dia a dia. Vou explicar.
Um primeiro conceito que precisamos compreender é que ninguém nasce alérgico, logo nossos Filhos Pet’s desenvolvem ao longo do tempo reações alérgicas que podem ser desde uma picada de abelha até uma reação alérgica contra ácaros da poeira domestica, de pólem de gramas por exemplo.
Outro fator importantíssimo e que pode ser um dos agentes causadores, ou desencadeadores de alergia em cães são as pulgas e os carrapatos, reações ao alimento (estes podem ser de origem caseira ou comercial como as rações) e por último pensamos numa alteração genética frente a alergenos ambientais que denominados de dermatite atópica ou atopia.
Há diversas outras doenças que podem desencadear a coceira, como a sarna sarcóptica também conhecida como sarna vermelha ou escabiose que é uma zoonose , logo é transmissível ao homem e a outros animais contactantes, mas infecções bacterianas como foliculites, piodermites também possuem um potencial importante de coceira.
Frente a um dos sinais de alergia, procure o serviço de dermatologia do hospital veterinário PET Son para maiores informações e avaliação médica veterinária, pois na grande maioria das vezes a alergia é incurável, ou seja, temos como amenizar os sinais clínicos da doença, gerando com isso qualidade de vida e bem estar a esse nosso filho PET.
Dr. Fabiano Ap. Molinari
CRMV 21.455
Hospital Veterinário Pet Son

guia 4 patas-01http://bit.ly/Guia4Patas9

 

Posts relacionados