Logo_Guia4PatasOnline_cor

Quero um pet: Tartaruga Tigre D’agua

 Quero um pet: Tartaruga Tigre D’agua

tartaruga-tigre-dagua

Ficha rápida
Nome: Tartaruga Tigre D’água (Trachemys dorbignyi).
Origem: Não se sabe ao certo, mas provavelmente seja originária do Brasil, Argentina ou Chile.
Tamanho médio: quando adulta pode chegar aos 30cm.
Expectativa de vida: Até 60 anos.

 A tartaruga Tigre D’Água é uma tartaruga aquática, onívora, que tem este nome devido às suas listras amareladas e alaranjadas. É o pet ideal para quem não tem muito tempo livre, já que vive muito bem sozinha ou na companhia de outras de sua espécie.
Seu habitat estende-se pelos pântanos, lagos, riachos e rios do estado do Rio Grande do Sul, onde habita principalmente a região da Lagoa dos Patos e o Banhado do Taim. O habitat abrange também parte do Uruguai indo até o nordeste da Argentina.
Em casa, deve ser mantida em aquários ou tanques com água, mas é muito importante promover uma área seca com rampa, para que ela possa sair da água e se aquecer completamente. Tanto em tanque quanto no aquário, a água deve ser mantida entre 24 e 28 graus com lâmpadas incandescentes e próprias para répteis, encontradas em lojas de produtos agropecuários. Embora rústicas, as tartarugas não toleram temperaturas frias, condição que favorece infecções do aparelho respiratório e ocular nos animais.
É um animal que a identificação do sexo é um pouco complicada e alguns dizem que só é possível a partir de seu 6º ano. Os machos da espécie apresentam a cauda mais grossa e comprida, além de ser preta. Nas fêmeas, a cauda é da mesma coloração da cabeça. Os machos também são menores, chegando apenas a 25cm, enquanto as fêmeas, 30cm.
A Tartaruga D’Água é considerada da fauna silvestre e sua comercialização só pode acontecer com autorização do IBAMA e específica documentação, por isso, fique atento na hora de comprar a sua. Exija a nota fiscal de compra (onde está explícito o nome popular e científico), informando o número do animal gravado na parte inferior do casco, o microchip (o animal não pode ser vendido sem microchip), o registro do IBAMA e o número do criadouro comercial. Sem esses dados, a venda provavelmente está acontecendo ilegalmente.
Sua bela cor e seu tamanho quando filhote (3cm) acabam virando argumento de venda da espécie para enganar os compradores. Quando adulta, perde a coloração original, além de chegar aos 30cm. A maioria das pessoas não sabem desses dois detalhes na hora de adqurir o animal, e com o tempo, acabam o abandonando em rios ou em entidades responsáveis. Por isso, o comprador deve se atentar na hora da compra. Infelizmente, isso não acontece apenas com a tartaruga. Como já contamos aqui no Guia, o mesmo acontece com os mini coelhos e com os mini pigs (que de mini não tem nada).
edicao guia site-01

http://bit.ly/Guia4Patas8

Posts relacionados

1 Comment

  • Boa tarde! Não sei o que fazer com a minha Tatá! Ela tem 14 anos e não quer ir pra água nem pra comer. Começou um dia de manhã quando levantei e vi que ela estava encolhidinha num cantinho do gramado cheia de pedras envolta (Coloco pedras somente nos pés das plantas para ornamentar). Ela fez tipo uma rodinha com pedras e entrou lá. Ficou quase o dia todo lá, mas depois de uma certa hora eu interferi e a coloquei de volta na água. Agora toda vez que acordo ela está no mesmo lugar e não sai nem pra comer. Parei de interferir pra ver se ela sai sozinha mas já tem 2 dias e nada!

Comments are closed.