Logo_Guia4PatasOnline_cor

Vômitos agudos, crônicos e regurgitação

 Vômitos agudos, crônicos e regurgitação

Como médico veterinário, posso afirmar que uma das queixas principais em pequenos animais é o vômito. Saber a diferença entre vômito agudo, crônico e regurgitação com certeza mudará a estratégia de diagnóstico e tratamento.
Regurgitação é o refluxo de material originado da boca, faringe e/ou esôfago. O vômito por sua vez, é a expulsão de conteúdo estomacal. Podemos fazer essa diferenciação observando os movimentos feitos pelo animal e o conteúdo do processo. Na regurgitação o animal não tem redução de apetite, geralmente ocorre após alimentação, a coloração do alimento se mantém, não existe esforço e não apresenta mímicas. Já o vômito apresenta conteúdo estomacal, a bile pode estar presente, existe muita náusea e mímicas.
A classificação de vômitos agudos e crônicos está na frequência, sendo o primeiro vômitos com menos de 10 dias de duração.
Após a diferenciação, devemos descobrir a causa. Nos casos de regurgitação temos possibilidades como astenia de esôfago (megaesôfago), corpo estranho, massas tumorais, fraqueza, entre outras. Já o vômito agudo, em sua maioria, está correlacionado com corpos estranhos gastro intestinais, intoxicações, viroses, insuficiência renal, disfunção hepática, intolerância a medicações, entre outros. Todos esses diagnósticos são fechados perante a avaliação clínica e exames complementares (hemogramas, bioquímicos, urinálise e exames de imagem) que um médico veterinário pode solicitar. Ter disponível tais exames rapidamente auxilia o diagnóstico e terapêutica.Animals___Dogs__Sad_boxer_on_a_white_floor_050480_
Após diagnosticados, os veterinários são capazes de indicar o tratamento ideal. O vômito pode ser tratado com várias
medicações (como Metoclopramida, Cimetidina, Ranitidina, Maropitant, Ondasetrona, Clorpromazina, Sucralfato, entre outros) sendo cada uma indicada em cada caso. Já a regurgitação, é tratada com adaptações na rotina deste paciente e medicações.
Dr. Luiz Gustavo M. Agessi
CRMV 31631
Hospital Veterinário Pet Son
leia mais-01
 

http://bit.ly/Guia4Patas7

Posts relacionados