Perigo nos jardins
É difícil imaginarmos que dentro de nossa casa possa existir alguma coisa prejudicial à saúde de nossa família e animais e esse é o principal motivo dos acidentes domésticos. Muitas vezes, em jardins bonitos e bem cuidados, existem plantas que podem ser tóxicas e causar diversos prejuízos à saúde de nossos pets. Na matéria de Primeiros Socorros, abordamos o envenenamento como uma das ocorrências mais comuns que atingem cães e gatos diariamente. Foi o que ocorreu com a São Bernardo de Maria Eduarda U. Brasil Blanc de P. Eduardo. Leia a seguir o importante relato de nossa leitora.
“O incidente aconteceu com nossa cadela São Bernardo, que veio ao óbito 48 horas depois de ter ingerido os frutos da Cycas revoluta (popularmente conhecida como Sagu de Jardim ou Cica), foi um alerta para o desconhecimento do real poder tóxico de plantas extremamente comuns que encontramos nos jardins.
Essas plantas oferecem alto risco para os nossos animais de estimação e também para as nossas crianças que acabam, por curiosidade, experimentando tudo o que encontram pela frente. A Cycas revoluta tem alto potencial tóxico nas suas sementes, folhas e raízes. Mas as sementes laranjas, que são extremamente palatáveis, são onde se concentram a maior parte das toxinas.
Nossa São Bernardo ingeriu essas sementes em grande quantidade e teve uma intoxicação severa, perdendo inclusive os movimentos das patas, visão e audição! Nós a socorremos logo no primeiro sintoma de vômito, fizemos tudo que foi possível, mas os danos vieram progressivamente e causaram uma destruição interna enorme.
Os sinais clínicos ocorrem aproximadamente 12 horas pós ingestão, com sinais iniciais predominantemente gastroentéricos como vômito e muita dor abdominal.
Após isso o que vemos são sinais de hepatotoxicidade (disfunção do fígado) com sangramento nasal, vômito e fezes com sangue, hematomas e outros distúrbios de coagulação. Os exames realizados mostraram alterações importantes de bilirrubinas e enzimas hepáticas assim como elevado tempo de coagulação. Devido a intensidade da diarréia, observamos uma diminuição dos níveis de albumina e alterações dos níveis de eletrólitos ( K, Na e Cl.), falência renal e alcalose metabólica. Ataca o fígado, a vesícula, geralmente levando ao óbito!
Se alertem para que essa planta não faça novas vítimas!”