Logo_Guia4PatasOnline_cor

Será que seu cão sabe quando você está mentindo para ele?

 Será que seu cão sabe quando você está mentindo para ele?

A brincadeira de fingir jogar uma bolinha para seu cão pegar acabou de ficar sem graça. Sim, seu cão consegue perceber quando você está mentindo para ele!

Nós já sabemos que nossos cães conseguem sentir nossas emoções: eles sabem quando estamos felizes, tristes ou bravos, e agora um pesquisador provou que eles também conseguem perceber quando nós estamos mentindo para eles, e em algum momento, eles pararam de acreditar em nós.
Uma pesquisa liderada por Akiko Takaoka, da Universidade de Kyoto, no Japão, conseguiu chegar a essa conclusão usando a brincadeira de apontar para um local e pedir para o cão encontrar o objeto escondido. Eles queriam descobrir se os cães seguem “cegamente” a orientação ou se eles ajustam seu comportamento baseando-se na confiança que eles tem pela pessoa.
golden-running-ball-624x414
O estudo envolveu 34 cães e os times passaram por três rodadas do jogo. Na primeira rodada, o dono mandava o cão buscar um brinquedo dentro de umacaixa. Ao abrir a caixa, o cão descobria o brinquedo. Na segunda rodada, após o cão já ter descoberto um brinquedo dentro da caixa, o local era apontado novamente, mas dessa vez, a caixa estava vazia. Na terceira rodada, a caixa estava com o brinquedo novamente.
Eles descobriram que os cães seguiam a velha regra “Engane-me uma vez, coitado de você, engane-me duas vezes, coitado de mim.”, porque na terceira rodada, muitos já não acreditavam mais que encontrariam algo na caixa.
Um segundo experimento foi realizado da mesma maneira que o primeiro, mas dessa vez, outra pessoa que o realizava. Os cães começavam o teste felizes e eram abertos aos novos “amigos”. “Isso nos mostra que o cão usa essa experiência para ver se a pessoa é um guia de confiança”, diz Takaoka.
O que acontecia é que os cães perdiam a confiança no humano após detectar uma mentira. “Eles são tem uma inteligencia social bem mais sofisticada do que pensamos”, afirma Takaoka. “Essa inteligencia social foi desenvolvida durante toda a história entre cães e humanos”.
O estudo nos mostra o que nós já sabiamos sobre nossos cães: eles amam rotina, mas tambem amam coisas novas. Na primeira rodada, eles aprendiam como a atividade funcionava. Na segunda, as regras mudavam e os cães acabavam estressados. Mas quando a rodada três acontecia, o humano que havia mentido era substituido por outro, e os cães ficavam felizes em obedecê-lo novamente por amar situações novas.
Por isso a brincadeira da bolinha perde a graça. Seu cão realmente para de confiar em você.

Posts relacionados