Ragdoll
Nome original: Ragdoll
Pelo: semilongo
Porte: médio a grande
Expectativa de vida: 8 anos
Temperamento: quieto, fiel e brincalhão
Ragdoll é uma raça recente de gatos. Sua origem data da década de 60, na Califórnia, Estados Unidos. É o cruzamento da raça Angorá com Sagrado da Birmânia. Mas só na década de 70 que a raça foi reconhecida.
Com corpo robusto é uma das maiores raças de gatos domésticos. Chegam a pesar entre 3,5 e 9 kg, sendo que os machos são bem maiores que as fêmeas.
Excelente animal doméstico ele tem o temperamento que lembra mais um cachorro do que a maioria dos outros gatos. O “boneca de pano”, como foi merecidamente apelidado, é muito dócil. Quando ganha um colo ele relaxa completamente. Adora um carinho.
Convive muito bem com outros gatos e cães, pois é muito sociável e tolerante. Brincalhão, descontraído, muito tranquilo e de aparência bem humorada, aceita muito bem a convivência com crianças. Esta raça quase não mia, e se o faz emite uma voz muito baixa e fraca. São companhias ideais para viver em ambientes internos. Muito indicados para apartamentos.
O Ragdoll é uma raça muito fiel aos donos. Não gosta de ficar sozinho e nem em ambientes agitados e barulhentos. Carente, ele fica junto do dono o tempo todo. Uma particularidade desta raça é que eles adoram água. São capazes até de acompanhar o dono no banho, de tão curiosos.
Como ele é muito dócil e gentil, não se deve deixá-lo ao ar livre, solto, sem supervisão direta, pois corre riscos com outros animais.
Forte, de porte médio a grande, sua pelagem é semilonga, densa, macia e sedosa. Os padrões de pelagem são o azul, o lilás, o castanho-acinzentado e o chocolate. Com o passar do tempo o pelo costuma escurecer, mas é muito comum filhotes nascerem completamente brancos.
Seus olhos se destacam já que são de um azul intenso e escuro. Como seus pelos são semilongos deve-se escová-lo uma ou duas vezes na semana, para evitar que se formem nós e para eliminar pelos mortos. Durante a primavera e o outono, seu pelo pode cair mais.
Com relação à saúde, cuidados especiais com os pelos. Com o hábito de se lamber muito, é comum surgir bolas de pelo no intestino, bloqueando o caminho das fezes, causando sérios problemas de saúde. Mas que são perfeitamente tratáveis.
Como se trata de uma raça mais pacata aconselha-se desenvolver alguma atividade física com seu animalzinho. Atividades com bolinhas e brinquedos também são muito bem aceitas por eles.