Porque treinar seu cão
Quantas pessoas você já não conheceu, principalmente mães, que desistem e deram embora seus cachorros e juram que nunca mais vão deixar os filhos terem outro novamente porque não conseguiram educá-los?
Quando um cachorro é treinado desde pequenininho, problemas como arrastar o dono no passeio, fugir de casa, roer objetos ou móveis, fazer xixi e cocô no lugar certo, morder ou pular em pessoas, ficar fora de sofás, camas ou áreas proibidas, tomar banho, remédios ou ir ao veterinário deixam de ser problemas. A convivência é muito mais simples e agradável, pois os donos passam a entender e a comandar seus cães e eles passam a entender simples comandos como “senta”; “deita”; “junto”; “vem” entre outros.
O objetivo em se treinar um cachorro não é de “quebrar o espirito” dele como muitos pensam. O cachorro não se torna um robô de controle-remoto! Pelo contrário. Ao abrir a linha de comunicação entre donos e cães, através do treinamento, ambas as partes passam a se comportar de maneira mais relaxada e alegre. Passam a ter muito mais prazer nesta relação, a dedicar mais tempo juntos e se divertem muito mais. Afinal, quem não gostaria de ter um cachorro que desenvolveu um grau de proximidade e confiança pelo seu dono? Um cão que conhece seu dono como ninguém e que está sempre disposto a uma nova aventura. Um cão no qual você pode confiar, que vai sempre te atender não importa a situação. Um cão que te admira acima de tudo, porque você será um dono justo, controlado, calmo e cheio de amor pelo seu melhor amigo.
Treinar é estreitar a convivência, evitar problemas futuros, é não deixar que situações desagradáveis fiquem fora de controle. Treinar é amar e preservar a saúde de seu cachorro. É desvendar os mistérios que se passam por entre aquelas orelhas peludas. Treinar é ser responsável. Ah! E é divertido também.
Texto enviado pelo profissional Rodrigo Bergamin
2 Comments
Excelente texto, percebe-se que foi escrito por quem entende do assunto. É necessário explicar para as pessoas exatamente o porquê de precisarmos nos preocupar com o adestramento.
Percebemos que os proprietários de cães não tem paciência para ensiná-los a ter um bom comportamento. Um treinamento adequado exige uma boa dose de paciência e de muito carinho; quando os donos desses animais se conscientizarem disso, facilitará muito o aprendizado por parte de nossos cães.
Comments are closed.