Logo_Guia4PatasOnline_cor

Por que cães e gatos soltam pêlos?

 Por que cães e gatos soltam pêlos?

Todas as pessoas que possuem cães ou gatos já perceberam que em algumas épocas do ano os animais soltam muito mais pêlo que o normal. Nos cães esses pêlos formam tufos grudados nos animais ou caem pela casa e quintal, chegando a formar bolas com o vento.
Nos gatos, caem quando se acaricia o animal, ficam nos móveis ou formam grandes nós nos gatos de pêlos longos. Alguns animais chegam a vomitar bolas de pêlos, muitas vezes junto com pedaços de capim.
Isso acontece porque geralmente nas épocas de mudança da estação, ou seja, início da primavera e início do outono, os animais mudam sua pelagem para adaptá-la ao clima. No verão os pêlos são mais finos e a pelagem mais rala, para reter menos calor. No inverno, os pêlos são mais espessos e a pelagem mais densa, muitas vezes com subpêlo, que se percebe como uma lanugem sob a pelagem, para aquecer melhor, mantendo o calor do corpo.
gato-trocando-pelo
Assim, alguns cuidados devem ser tomados nessa época para se evitar problemas e inconvenientes:
• Escove seu animal sempre que possível para retirar os pêlos mortos, impedindo assim que embaracem e formem nós.
• Se seu animal pode ser tosado, faça uma boa tosa que retirará os pêlos mortos e acelerará o processo de troca de pelagem.
• Alimente seu animal com uma boa ração, pois seu organismo vai precisar de mais nutrientes para a formação da nova pelagem.
• Evite produtos para banho que contenham muitos produtos químicos ou sejam muito fortes. Prefira produtos neutros ou naturais.
• Cuidado com pulgas, carrapatos ou outros parasitas que podem causar alergias, debilitar os animais e ainda transmitir doenças e vermes.
O Médico Veterinário deve ser consultado sempre que houver dúvidas, principalmente se aparecerem falhas na pelagem, coceira, vermelhidão, manchas, crostas ou feridas na pele.
A pelagem é o maior indicativo de saúde de seu animal e o melhor espelho de sua boa nutrição. Cuide bem dela.
 
Texto publicado pela Médica Veterinária Regina S. Incane

Posts relacionados