Logo_Guia4PatasOnline_cor

Peixe Betta

 Peixe Betta

Visarute Angkatavanich
Foto: Visarute Angkatavanich

Ficha rápida
Nome: Betta splendens
Origem: Tailândia
Expectativa de vida: Pode chegar aos 5 anos de idade
O peixe Betta é conhecido principalmente por sua beleza. Suas cores e seus traços únicos fazem com que seja um dos peixes mais procurados. Mas não é por acaso que o vemos solitário em um aquário: o Betta é também conhecido pela sua agressividade em relação aos outros peixes, principalmente da mesma espécie, por isso, às vezes, é chamado de “peixe de briga”.
Apesar de conseguir viver em um aquário relativamente pequeno, sem grandes necessidades, o Betta requer atenção especial em alguns pontos. Por ser muito ativo, é comum que ele tente pular do aquário. Por isso, é recomendado o uso de tampas ou então que o tanque não esteja completo de água. Deixe apenas 80% da capacidade preenchida, pois ele pode vir a pular até 3 centímetros quando motivado.
Para eles, o tanque não precisa ter oxigenação através dos filtros de água, mas atente-se a temperatura e o pH da água(um termostato é bem vindo e ajuda na manutenção do aquário!). Ao colocar seu Betta no novo aquário, faça isso aos poucos. No mesmo recipiente em que ele se encontra, mergulhe-o na água e espere que a água do recipiente e do aquário se misturem, deixando a adaptação do seu peixinho mais fácil.
Atenção também para a sua alimentação. Os Bettas tem o costume de continuar comendo até que você pare de dar comida. Pode parecer que ele está com fome, mas não é verdade. Existem casos de peixes que morrem tanto comer, então, muita atenção! Evite também jogar mais ração do que o necessário na água. Como a betteira (nome para o aquário dos Bettas) não possui filtro, a sobra de comida pode apodrecer, estragar a água, e logo, causar uma doença no animal.
Ao limpar o aquário, coloque o Betta em um recipiente com a água velha e lave o tanque apenas com água quente e uma esponja e não utilize qualquer tipo de detergente. Certifique-se de guardar metade da água antiga para a hora que o peixe voltar ao aquário. Assim como na hora que ele chega pela primeira vez, é importante que na limpeza ele também não sofra com a mudança da temperatura e do pH da água. O Betta é muito sensível, portanto, não pegue-o com a mão nem com as redinhas comuns para peixes. O ideal é fazer a transferência em um recipiente não muito pequeno.
Quem não conhece a espécie acha que o Betta é aquele peixinho paradão que vemos por ai, sempre sozinho e quieto, mas essa não é a realidade deles. Eles precisam de espaço para abrirem a cauda, e como já citamos, eles são ativos e gostam sim de nadar. O problema é que a maioria que vemos estão em um vidro minúsculo, sem absolutamente nenhum espaço para se exercitarem. Ao decidir adotar um peixe Betta, garanta que ele tenha espaço suficiente para se comportar realmente como um peixe e que tenha uma qualidade de vida boa. O vendedor pode te guiar com mais dicas específicas para a criação.

Posts relacionados