O cão idoso necessita de cuidados especiais!
Todos nós envelhecemos, inclusive nossos animais de estimação. E eles, assim como nós, precisam de atenção redobrada e cuidados especiais durante essa fase da vida, quando diversas enfermidades podem ser desencadeadas por causa de sua idade avançada.
Além de acompanhamento regular juntamente ao veterinário, existem algumas coisas que o tutor pode fazer para melhorar a vida do animal idoso.
1) Ajude seu cão a se exercitar frequentemente. Não é só porque eles passam mais tempo deitados quietinhos que nós devemos deixar que fiquem assim o tempo todo. Um passeio duas vezes por dia é o ideal para a saúde física e mental do animal. Mesmo sendo um passeio leve, o estímulo é essencial.
2) Mantenha seu animal em forma. Conforme os cães vão ficando menos ativos, a tendência é que comecem a engordar. Kilos a mais são terríveis para os cães, deixando os orgãos e as articulações em perigo. A obesidade está conectada a diversas doenças caninas, como o câncer. Verifique se seu cão está comendo a melhor ração que você possa pagar (hoje no mercado existem rações de diversos tipos e para diversas doenças), e também se não está comendo mais do que deveria. Quanto aos biscoitos, garanta que eles serão em menor quantidade, menor tamanho e com menos calorias.
3) Ajude-o a se movimentar. Pisos de madeira podem ser complicados para cães que não estão conseguindo mais andar direito. Um tapete, nessas horas, pode ajudar muito. Caso consiga, prenda-o bem no chão com um tapetinho próprio que cria resistência entre o tapete e o chão, assim ele também não corre o risco de escorregar. Uma escadinha para ajudá-lo a alcançar o sofá ou a cama também é uma ótima ideia.
4) Cuidado com os dentes! O tártaro pode causar gengivite, que pode causar uma bactéria que circula no sistema sanguineo do cão e comprometer os órgãos. A saúde bucal do seu animal é tão importante quanto o resto, por isso escovar os dentes de seu cãozinho não é tão absurdo como muitos pensam.
5) Realize um check-up completo de tempos em tempos. Principais exames a serem realizados: avaliação odontológica, exame de mama, ultrassonografia abdominal, eletrocardiograma e ecocardiograma, exame de sangue completo, urina e fezes.
Qualquer dúvida ou comportamento diferente, procure seu médico veterinário de confiança!
1 Comment
Tão bom poder cuidar melhor do nosso cão 🙂
Comments are closed.