Atenção redobrada com seu pet durante o verão
A primavera chegou e com ela grandes oscilações de temperatura. Um dia o sol castiga, no outro a chuva e umidade não dão trégua, haja saúde! Pensando nisso, a Dra. Paula Lopes resolveu dar algumas dicas para manter o bem estar do seu animalzinho em alta assim como a temperatura, confira.
Aproveite o calor e leve seu pet a passeios refrescantes. Dê preferência aos horários com temperaturas mais amenas para evitar quaisquer incidentes, como queimaduras nas patinhas, por exemplo. É superimportante redobrar os cuidados, pois as incidências destes descuidos aumentam muito nos dias mais quentes. Certifique-se que seu cãozinho terá um passeio seguro e divertido.
Hidratação sempre! Não dependa dos bebedouros, leve sempre com você água fresquinha para seu bicho. Bebedouro acoplado à garrafa pet é uma ótima opção disponível no mercado. Em casa, os cuidados com o bebedouro também precisam ser redobrados. Disponibilize mais de uma opção para que seu animalzinho possa se refrescar e mantenha sempre a água limpa e fresca, quanto mais fresquinha, melhor! Alguns animais podem se recusar a beber a água se ela estiver quente. Outra opção é colocar umas pedrinhas de gelo para estimular a ingestão de água. Escolha um lugar à sombra para brincar com seu pet e nada de passeios extensos, o calor também castiga os animais. Caso você perceba que ele está ofegante, talvez seja o momento ideal para uma pausa. Nada como um pouco de água fresca e muito carinho!
Uma boa tosa é sempre recomendada. Caso você seja um fã de animais peludos, sem problemas, apenas redobre os cuidados, certificando-se de que seu amigo terá um local fresco e bem arejado para fugir do calor. Geralmente, eles preferem locais com pisos frios, como a cozinha, área de serviço e banheiro. Vale o bom senso.
O cuidado com a alimentação também é importante, uma vez que rações que ficam muito expostas ao calor podem acabar fermentando e gerando mal estar, diarréias, vômitos, etc. Fique atento! Caso você dê comida ou alimentos úmidos o cuidado deve ser redobrado. Não deixe alimentos parados por longos períodos para evitar que azedem. As altas temperaturas favorecem a proliferação de pragas, portanto é necessário aplicações mensais de antiparasitário e manter a higienização das vasilhas em dia para evitar o surgimento de ratos, baratas, etc.
Animais que gostam de brincar com água também exigem um cuidado todo especial. O
calor e a umidade podem ocasionar alguns problemas de pele e ouvido.
Coloquem em prática essas dicas e mantenha visitas periódicas ao seu médico veterinário. A saúde e o bem estar do seu pet não tem preço!
Pâmela Cardoso (Gerente Geral)
All Vet Clínica Veterinária