Logo_Guia4PatasOnline_cor

Câncer de mama em animais de companhia, existe mesmo? Qual o tratamento?

 Câncer de mama em animais de companhia, existe mesmo? Qual o tratamento?

Muitas pessoas ainda se perguntam se o câncer que afeta milhares de mulheres por todo o mundo é o mesmo que afeta cadelas e gatas, e se há algo para se fazer, para que elas possam viver com qualidade de vida e bem estar. A resposta é sim!câncer-de-mama-também-atinge-animais
Atualmente o diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de tratamento e prevenção quando pensam os em qualquer tipo de neoplasia – câncer, ainda mais se tratando de órgãos palpáveis como é o caso das cadeias mamárias das gatas e cadelas. A palpação total pode auxiliar no diagnóstico precoce, que aumentará muito a qualidade de vida desta paciente possibilitando até a cura.
Temos diversas classificações para denominação de neoplasias mamárias, sendo que cada tipo histológico possui características e comportamento biológico diferente, por exemplo, um carcinoma inflamatório é muito mais invasivo e agressivo do que um carcinoma misto, logo a biopsia influi diretamente no tipo de tratamento e respostas diante dele.
Uma vez feito o diagnóstico inicial que se dá através de uma análise citológica por punção, inicia-se a pesquisa sobre possíveis metástases (quando o câncer se espalha para outros órgãos), através de exames de sangue e imagens como raio x de tórax e ultrassonografia abdominal. Estabelecido este passo, o cirurgião oncológico deve determinar qual a técnica cirúrgica será a mais indicada para sua paciente.
Uma vez estabelecido o “nome” e o “sobrenome” do câncer através do exame de histopatologia (biopsia) com avaliação de margens cirúrgicas e dos linfonodos sentinelas, o clínico oncologista deverá estabelecer o próximo passo do tratamento que poderá ser quimioterapia antineoplásica ou avaliações em determinado tempo.
Informação e conhecimento à serviço da vida! A avaliação das glândulas mamárias nas pacientes da espécie canina e felina ainda é a melhor forma de prevenção e tratamento, uma vez diagnosticado pela palpação um nódulo, busque ajuda médica veterinária especializada para melhor cuidar da vida e saúde da sua filha pet!
Se informe, pois a melhor forma de combatermos essa doença denominada câncer é o diagnóstico precoce!
Dr. Fabiano Ap. Molinari
CRMV 21.455
Hospital Veterinário Pet Son

edicao guia site-01

http://bit.ly/Guia4Patas8

Posts relacionados