Quero um Pet: Chinchila
Originário dos Andes, vivendo em buracos a 4 mil metros de altura, a chinchila é um dos pets mais fofos de todos os tempos e uma ótima companhia.
O fim do século 18 foi um período traumático para a espécie, que quase entrou em extinção por causa das fábricas que usavam sua pele para fazer casacos. Mas graças a um americano chamado Mathias F. Chapman, que levou 11 chinchilas para casa e começou a criar a espécie, hoje podemos encontra-los em vários países.
O chinchila é um roedor e, diferente do que pensamos, não é uma mistura entre coelhos e porquinhos da índia, são de famílias de mamíferos diferentes.
Assim como os hamsters, os chinchilas gostam de dormir durante o dia e brincar a noite. Esse é um dos fatos que leva-os a serem ideais para quem passa o dia fora e só tem a noite para entreter o animalzinho. Inclusive, eles gostam de serem paparicados e gostam de interagir com seus donos.
Por serem roedores, o cuidado deve ser redobrado na hora de escolher uma gaiola, que deve ser revestida de metal e não deve conter nenhum tipo de plástico. É aconselhado investir em peças de madeira (escadinhas, casinhas, etc) para que o chinchila possa roê-las e assim, cuidar de seus dentinhos, que precisam de manutenção para não crescerem demais.
São animais bem silenciosos, mas podem atrapalhar caso fiquem no quarto de alguém durante a noite, o horário em que se exercita em sua rodinha.
Em casa, devem ficar em ambientes não muito quentes, já que as Chinchilas não aguentam temperaturas elevadas. Caso more em uma cidade muito quente, você deve procurar uma maneira de resfriar o ambiente onde ela está. Isso é muito importante para a sua sobrevivência.
Coloração: cinza e bege. Existem chinchilas brancas, mas são raros.
Estimativa de vida: Entre 10 e 15 anos.
Pelagem: muito macia, sedosa, relativamente longa e brilhante.
Tamanho: até 30cm, mas a maioria não passa dos 15cm.
Higiene: Tomam banho seco em pó de carbonato de cálcio 1x por dia. No verão, a quantidade de banhos pode ser aumentada para 2x.
Antes de comprar um Chinchila, lembre-se de tudo o que comentamos e procure conversar com o vendedor para tirar todas as suas dúvidas antes de levar o animalzinho para casa!