Logo_Guia4PatasOnline_cor

Hamster sírio

 Hamster sírio

Ficha rápidahamster
Nome: Hamster Sírio (Syrian hamster)
Origem: Síria
Tamanho médio: 10 cm
Peso médio: 120g
Expectativa de vida: Até 3 anos

Eles são pequenos, fofos, rápidos e podem ser a companhia ideal para quem não tem muito espaço em casa nem muito tempo. Apesar disso, precisam de cuidados específicos e muita atenção.
O hamster sírio é o maior na categoria dos hamsters e é considerado um dos mais sociáveis entre a espécie. Treinando-o desde pequeno, é possível conviver muito bem com ele fora da gaiola (na 5ª edição do Guia temos uma matéria explicando como funciona o treinamento). O treinamento é essencial para que ele não fique assustado ao tentar pegá-lo, o que pode levar a mordidinhas indesejadas.
Ele é um dos pets que requer menos manutenção. A limpeza da gaiola pode ser feita uma vez por semana ou a cada 15 dias, depende do tamanho da gaiola e do comportamento do hamster. Não é recomendado limpar mais do que isso, pois o processo deixa o animal muito agitado. E falando em gaiola, esse é um dos principais itens para que seu hamster tenha uma vida feliz. Assim como todos os seres vivos, os hamsters precisam de espaço para se movimentarem. Existem no mercado gaiolas do tamanho de caixas de sapato, ou seja, muito pequenas para o animalzinho se movimentar. O ideal é que a gaiola tenha pelo menos dois andares para que ele tenha bastante espaço para correr. Algumas possuem tubos de acrílico que podem ser montados de diversas maneiras. Os hamsters adoram correr pelos tubos!
Na natureza, o hamster costuma andar bastante para procurar comida, e esse percurso chega facilmente aos 8km diários. Inclusive, seu nome envolve esse ritual de busca por comida. Hamster, que veio da palavra alemã hamstern, significa armazenar, que é justamente a característica mais marcante da espécie. Eles guardam comida em suas bochechas para levarem para seu ninho. Um hamster sírio consegue carregar até 50% de seu peso!
Outro item indispensável é a rodinha. Eles adoram passar a noite correndo nela, e garantimos: é muito divertido!
Por serem animaizinhos muito pequenos e sensíveis, eles não suportam muito bem o calor. Sua alimentação deve ser balanceada, por isso, as rações são sempre a melhor opção. Mas eles também podem se beneficiar de algumas frutas e legumes, assim como mix de sementes. Só tenha em mente que esses não devem ser a única fonte de nutrientes do seu bichinho!
Mas é bom saber: os hamsters, independente da raça, adoram dormir, principalmente durante o inverno, quando as temperaturas caem muito rápido. Às vezes seu dono pode achar que seu mascote morreu, quando, na verdade, ele está apenas hibernando. É verdade! Não são só os ursos que adoram aproveitar o inverno para dormir mais! Como não estão na natureza e provavelmente não estão preparados para aguentar o tempo de hibernação, muitos hamster acabam morrendo após acordarem. E não é difícil seu dono pensar que o hamster está morto e enterrar o bichinho. Por isso, qualquer dúvida, não deixe de procurar um veterinário.
Ocorre algo semelhante quando eles se sentem ameaçados. Eles podem “congelar” e dar a impressão que morreram. Então, muita calma nessa hora!
Outro detalhe importante: os hamsters são animais territorialistas, ou seja, não sabem muito bem como dividir seu espaço com outros hamsters. Nunca deixe eles juntos, mesmo que forem da mesma família. Chegará uma hora que eles começarão a se enfrentar e infelizmente essa briga sempre acaba com um dos dois morrendo.
Gostou? Nas próximas edições traremos as outras raças e temos certeza que irá amar!
leia mais-01

http://bit.ly/Guia4Patas7

Posts relacionados