Logo_Guia4PatasOnline_cor

A senilidade em nossos animais de companhia

 A senilidade em nossos animais de companhia

Os animais de companhia que temos em nossas casas passam por todas as fases as quais, nós, seres humanos passamos: infância, adolescência, juventude, maturidade adulta e senilidade. Tanto o corpo como a mente acompanham, passando por diferentes transformações! Já sabemos que estes sinais podem ou não ser perceptíveis. Nós, em virtude da percepção destes sinais, reclamamos, ajeitamos nosso corpo, procuramos academias, bem como, profissionais especializados para cuidarem destas transformações: osteopatas, psiquiatras, fisioterapeutas, cardiologistas, etc.
Mas e nossos companheiros? Caso não estejamos atentos, nem sequer nos lembramos que, a partir de 5 a 7 anos, já atravessam a transformação da meia idade para a temida senilidade. Com isso, irão aparecer as dores musculares, atrofias, demências, cardiopatias e muitas outras enfermidades que podem causar mal temporário ou crônico.
Devemos e podemos ficar mais atentos aos nossos companheiros, para que com maiores cuidados, possamos fazer duas coisas muito importantes acontecerem: a primeira que tenha uma vida saudável e sem sofrimento e a outra que nos acompanhe pelo máximo tempo possível.
Sendo assim, devemos tomar cuidados preventivos, como: vacinação adequada, consultas periódicas e realizar check ups, para podermos ter diagnósticos sub-clínicos ou que não notamos em uma consulta clínica, como por exemplo: exames de imagem, para a avaliação dos sistemas e seus órgãos.
Fiquemos atentos a alguns sinais, e caso 3 ou mais façam parte da rotina de seu animal de companhia, possivelmente temos um indicativo de sinal senil.
– Confusão mental: se perde em locais conhecidos, não responde a estímulos.
– Relacionamento: não se interessa por carinho, não saúda sua chegada.
– Atividade: olhar fixo, abocanha objetos, vaga sem rumo, vocaliza sem motivo.
– Ansiedade: agitado, inquieto, aumento da irritabilidade.
– Aprendizagem: defeca e urina em locais errados, vai para fora, mas evacua quando retorna para dentro de casa.
– Memória: não reconhece mais todas as pessoas ou animais da casa, não obedece mais a comandos ou truques (Lista de sinais: Landsberg et al (2005))
Cuide bem de seu animal de companhia, realize consultas e exames periódicos e siga as indicações dos médicos veterinários para uma vida saudável, tranquila e um envelhecimento merecido.
Dr. Allan Ricardo Ganéo
CRMV
Echoa – Diagnósticos veterinários

Posts relacionados