Seu cão ama você!
Você ama seu cão e considera-o parte da família? Pois saiba que o sentimento é recíproco!
Um estudo realizado pela Emory University, nos Estados Unidos, conseguiu através de treinamentos comportamentais, realizar testes em cães utilizando máquinas de ressonância magnética para entender melhor o que se passa na cabeça dos nossos queridos e amados companheiros. Os estudos tinham intenção de descobrir o grau de afinidade de um cão com seu dono. Para isso, apresentavam ao cão diversos cheiros e mediam o que acontecia em seus cérebros, já que o olfato é o sentido mais forte dos cães.
Os cheiros apresentados eram: o cheiro dele mesmo, de uma pessoa conhecida, de uma pessoa desconhecida, de um cachorro conhecido e de um cachorro desconhecido. A pessoa que apresentava esses cheiros para o cachorro era desconhecida e não tinha interagido previamente com o cachorro ou com os cheiros apresentados.
E o resultado não poderia ser diferente! Os cães conseguiram diferenciar o cheio de uma pessoa comum e de seu dono, mesmo quando ele não está presente. Inclusive, a área do cérebro que acende quando o cheiro do dono é sentido, é a área da recompensa e é o cheiro que se mostrou mais importante.
Neste estudo, cachorros de várias idades e raças participaram, mostrando que todos se comportam da mesma maneira, independente de qualquer coisa.
Hormônio do amor
Em outra pesquisa, agora realizada por Paul Zak, professor na universidade de Claremont, na Califórnia, constatou-se que os cães possuem o “hormônio do amor” (ocitocina) assim como os seres humanos.
Os testes aconteceram em animais domesticados e o resultado mais surpreendente foi entre um terrier e uma cabra, no Arkansas, que viviam na mesma fazenda. Os cientistas colheram uma amostra de sangue dos dois animais enquanto estavam separados e mediram as taxas de oxitocina no sangue. Depois, deixaram os dois juntos por 15 minutos e refizeram o teste.
Surpreendentemente, o nível de oxitocina no cão aumentou 48%, o mesmo nível dos humanos quando gostam de alguém, e as taxas da cabra foram maiores ainda, um aumento de 210%, que é considerada uma taxa de amor verdadeiro.
“Nós descobrimos que, provavelmente, a cabra está apaixonada pelo cão. A única vez que eu vi essa taxa tão alta foi em humanos, quando alguém vê uma pessoa amada, quando é atraida por alguém ou tem um carinho muito grande”, explica Paul Zak.
O estudo concluiu que animais domesticados liberam esse hormônio assim como os humanos. E ao que parece, apenas animais domesticados mostram essas taxas.
Ou seja, seu cão realmente ama você!