Odontologia veterinária
Parece que não, mas as fraturas e desgaste de coroa é muito comum em cães, já os nossos amiguinhos felinos não são tão acometidos por terem hábitos diferentes. Por essa e outras que a Odontologia veterinária é tão importante. O hábito dos cães de roer ossos, sejam ele naturais ou industrializados, é a principal causa de fratura de dente, já o desgaste também é ocasionado pelo vício de roer e também por alterações na mordida como na mordi “topo a topo”.
Sempre que existe uma fratura ou desgaste de coroa é de extrema importância que procure um médico veterinário odontologista, pois está alteração pode levar a exposição do canal, levando a dor de dente intensa e a processos infecciosos. Em lesões mais graves, deve-se fazer o tratamento de canal antes da restauração, está última tendo o objetivo de proteger o dente, prevenir a dor, manter função mastigatória e estética.
Como em nós humanos as restaurações podem ser feitas com amálgama de prata, resina fotopolimerizável e prótese dentária. Olhe a boca do seu amiguinho e se ver alguma alteração como nas fotos traga ele para uma avaliação.
Dr. Pedro Campioni
CRMV 26.402
Vet Home
1 Comment
Parabéns Artigo extremamente Relevante !!
Giordano
http://www.vidamansa.com
http://www.puzzle3d.com.br
Comments are closed.