10 lições que nossos cães nos ensinam
Diz um ditado por aí que os animais vivem menos porque já nascem sabendo o que nós demoramos anos para aprender. Abaixo, 10 lições que nossos cães nos ensinam e que claro, deveríamos aprender.
1. Viva o momento. Apesar dos cães lembrarem coisas como onde os biscoitos são guardados, quais ruas pegar para voltar para casa e pessoas, eles só acessam essas informações quando eles precisam – no momento. Se eles estiverem comendo biscoitos ou correndo atrás de uma bola, eles estão vivendo o momento presente. O passado já passou, você não pode fazer nada contra isso. O futuro nós não sabemos. A única coisa que você pode fazer é aproveitar o momento.
2. Superar o medo com amor. Existem milhares de histórias de cães que são medrosos e agressivos que foram transformados em cães dóceis depois de terem sido colocados em um ambiente cheio de amor. Os cães conseguem superar seus medos e inseguranças através do amor, e os humanos também podem. O amor de verdade quebra barreiras, e o primeiro passo para conseguir isso é tendo amor próprio. Se você conseguir trocar o medo e o criticismo por amor próprio, não importa a situação que for, sua vida será mais fácil.
– tudo o que você precisa é de amor…e de um cachorro. “concordo”
3. Não guarde rancor. O rancor é um ressentimento em relação a alguém. Ele começa na nossa mente. Os humanos são, provavelmente, a única espécie que se apega ao rancor. Um cão nunca ficará com raiva por que você não deu um biscoito para ele depois do jantar de ontem. Guardar rancor pesa emocionalmente em você e te segura a seguir em frente. Deixe-o de lado e você será uma pessoa mais livre.
4. Brinque todos os dias. Os cachorros amam brincar, o que geralmente envolve corrida ou pulos. Esse é um grande lembrete para nós lembrarmos de nos movimentarmos todos os dias. Os exercícios abrem nossa mente e nosso espírito para novas ideias. É uma pausa necessária em nossa rotina. E se você puder se divertir enquanto se movimenta, melhor ainda. Os cães podem ser uma ótima desculpa para sair de casa. Você pode levá-lo para andar, correr, pedalar ou até andar de skate (apesar que esse nós não recomendamos muito se você tiver um cachorro que puxa muito. Ótimo pra ele. Assustador pra você!).
5. Pule quando você estiver feliz. Você já viu um cão andando em círculos ou pulando loucamente quando percebe que vai ganhar um agrado ou correr atrás de uma bola? Não ia ser engraçado se nós também fizéssemos isso quando ficássemos felizes com alguma coisa? Nós vivemos uma vida tão corrida que nos esquecemos de nos exercitar e celebrar as coisas boas de cada dia porque quando acontecem, nós já estamos na próxima coisa. Nós vivemos em um mundo mágico onde o sol nasce e se poem todos os dias, as flores nascem e as estações mudam. Existem muitos motivos para nós comemorarmos.
6. Aceite-se. Já imaginou se um Pooddle desejasse ser um Boxer ou se um Border Collie desejasse ter o nariz do Pug? Nós gastamos muito tempo tentando nos parecer com alguma outra pessoa ou alguma outra versão da perfeição ao invés de nos amarmos por nossas características únicas e também nossos problemas únicos. Não seria chato se todos os cães (ou todos os humanos) fossem iguais? Ame tudo a seu respeito – o bom, o ruim e o feio!
7. Aproveite a jornada. Quando os cães saem para dar uma volta de carro, eles colocam a cabeça para fora da janela, sentem o cheiro do ar e o vento batendo contra seu pelo. Eles aproveitam o passeio. Apesar dos objetivos serem fáceis de serem estabelecidos, nós esquecemos que é a jornada o que mais importa. Quando nós nos prendemos muito nos resultados, ficamos propensos a frustração, depressão ou até raiva quando nossos objetivos não são alcançados. Na próxima vez que você for criar um, esteja aberto a outras possibilidades e aproveite cada momento de emoção, criatividade, diversão e de aprendizados nessa nova jornada.
8. Beba bastante água. Por instinto, um cão sempre sabe quando seu corpo precisa de água. Eles geralmente param de beber quando estão satisfeitos e não comem nada que parece ser venenoso. Isso é um bom lembrete para que a gente sempre se mantenha hidratados e que sempre bebamos água quando estivermos com sede. Alias, beber água quando você sente fome é uma ótima maneira de controlar o peso, por que geralmente você só precisa de um pouco de água. Uma outra boa prática é beber água sempre ao acordar.
9. Seja leal e seguro. Os cães vivam em matilhas. Eles se mantem juntos. Eles brincam juntos. Eles se defendem. Isso é ótimo para lembrarmos que os seres humanos também podem ser como uma “matilha”. A regra de ouro é tratar os outros como nós gostaríamos de ser tratados. Ser um amigo leal, ou um amante, ou um irmão, ou um parceiro só irá enriquecer mais ainda sua vida.
10. Ame incondicionalmente. Não importa o que, seu cão te ama incondicionalmente. Ele balança o rabo quando te vê, não impota qual seja seu estado de espírito. Eles sempre desejam te dar vários beijos, mesmo quando você acaba de brigar com eles. E eles te perdoam instantaneamente, não importa o que você tenha feito. Amar os outros incondicionalmente é uma tarefa difícil, mas é a única que com certeza transformaria o mundo em um lugar melhor se você apenas tentasse.
Lista criada pela jornalista Debbie Gisonni. Via Huffington post