Logo_Guia4PatasOnline_cor

Corrida boa pra cachorro

 Corrida boa pra cachorro

Faz pouco tempo que aumentou o número de adeptos de corrida pelo Brasil. O que antes era um esporte de São Silvestre, ganhou provas patrocinadas durante todo o ano e muitas pessoas, de todos os sexos e idades, começaram a praticar.  A melhora rápida da condição física e dos benefícios para a saúde são apenas alguns motivos pelos quais muita gente têm procurado a corrida, além de ser um esporte dinâmico, que pode ser praticado em todos os lugares, e também por ser feito, muitas vezes, na companhia de alguém.

No meio de tudo isso, uma companhia quase inusitada: os cães. E vamos combinar: ninguém melhor do que eles para nos acompanharem nas atividades físicas, mas como todos os atletas, eles também precisam de cuidados especiais.

Assim como todos os atletas, os cães demoram para ficar com o condicionamento físico 100%, então a corrida tem que ser iniciada aos poucos. Não force seu cão a ir além de seu limite, pois ele pode acabar se machucando e até correr riscos mais graves. Lembre-se: no inicio, é importante reduzir o seu treino para que seu pet possa chegar a seu nível aos poucos. Se ele se sentir cansado, pare e descanse. Esteja pronto para isso.

Algumas raças são geneticamente mais propícias a corrida, como os vira latas, os galgos, Whippets e Border Collies. Raças pequenas podem não aguentar o tranco, como é o caso do Pug, que tem um nariz achatado e acabam tendo que fazer muito esforço para conseguirem respirar durante a corrida. O esforço pode levar até uma parada respiratória.

Cuidados ao correr com seu cão

– Atente-se aos horários das atividades. Início da manhã e final da tarde são os melhores, tanto para você quanto para seu cachorro.

– Os cães aquecem-se mais rápido do que nós, portanto preste atenção em seus sinais.

– Leve sempre água e até mesmo isotônico para seu cachorro. Um veterinário pode indicar as quantidades ideais e recomendar o uso do isotônico.

– Cuidado com exageros. Assim como você, sei cão pode sofrer fraturas e lesões musculares.

– Mesmo que ele seja dócil, o uso de coleira e guia é indispensável para passeios e corridas na rua e em parques. Isso evita que ele corra atrás de um outro cachorro, ou que saia atrás de alguém ou de alguma coisa. Além disso, as pessoas ao redor se sentirão mais seguras e você evita acidentes desnecessários.

– É ideal que seu cachorro saiba o comando “junto!”, assim ele deve correr sempre do seu lado esquerdo e obedecer o comando sempre que necessário.

– Bicicletas não são indicadas. Além de poderem causar acidentes, é provável que seu cão não consiga acompanhar o ritmo.

– Antes de começar qualquer atividade física, leve-o ao veterinário para exames e atente-se: para filhotes e cães de mais idade a atividade física não é recomendada.

Boa corrida!

Posts relacionados