Os cachorros sonham?
Você já deve ter pego seu cãozinho dormindo, fazendo sons estranhos ou até mesmo mexendo uma parte do corpo, não é mesmo? Mas será que, assim como os humanos, eles realmente sonham?
Pois seria estranho se não sonhassem: animais menos inteligentes e desenvolvidos, como os ratos, aparentam sim sonhar. A partir de um estudo comandado por dois neurocientistas da MIT, nos Estados Unidos, foi comprovado que ratos ativam a mesma área do cérebro relacionada às memórias quando sonham, e o mesmo acontece com os cães.
O hipocampo, responsável pela formatação e armazenamento da memória, é quem guarda todas as informações de ações realizadas durante o dia. O estudo mostrou que, durante o sono, essas mesmas áreas são ativadas, ou seja, é muito provável que eles estejam “buscando” em seus sonhos informações e ações já vividas, o mesmo que acontece com a gente. “O cérebro do cachorro tem a mesma estrutura e segue os mesmos padrões de funcionamento do nosso e, por isso, ele consegue manter uma atividade elétrica cerebral durante o sono”, garante a médica veterinária Rúbia Burnier.
Se quiser identificar se seu cão já está sonhando, repare nos seguintes sinais:
– Respiração. Após entrar em um sono mais profundo, a respiração do cão muda, passando a ficar mais regular. Durante o sonho, a respiração passa a ser superficial e irregular. Isso acontece a partir de 20 minutos de sono.
– Eles podem apresentar espasmos.
– De perto, você pode perceber o olho do cão se mexendo, o que significa que ele está vendo imagens. Isso acontece na fase REM (Movimento Rápido dos Olhos, em português), onde nós humanos também sonhamos.
Para entender melhor, recomendamos o livro “Os cães sonham?” do psicólogo americano Stanley Coren.
Mais sonolentos
Apesar de terem o sono bem parecido com o nosso, os cães são mais sonolentos. Eles podem passar de 9 a 12 horas por dia dormindo, sendo que os filhotes, por gastarem mais energia crescendo, mamando e conhecendo o mundo, acabam dormindo mais, assim como os cães idosos. Mas cuidado: saiba reconhecer quando seu cão está dormindo o tempo normal e quando dorme por que se sente entediado.
Atenção no verão
É engraçado ver um cãozinho dormindo de barriga para cima, mas você sabia que isso pode significar que ele está com calor? Como a parte da barriga é menos protegida por pelos, ao colocá-la para cima o cão consegue fazer com que o calor interno escape mais facilmente do que se estivesse com a barriguinha para baixo. Portanto, certifique-se sempre que seu cão tenha uma área arejada para dormir, com sombra, para garantir um sono tranquilo.