Logo_Guia4PatasOnline_cor

Remédio de uso humano para pets?

 Remédio de uso humano para pets?

Post-06.05.16Muitos medicamentos de uso humano não podem ser administrados em animais. Outros de uso restrito, ou que são normalmente usados são dosados em quantidades muito diferentes em comparação à medicina humana. E o uso indiscriminado de medicamentos em pets pode causar efeitos muito graves.
É comum na Medicina Veterinária casos de intoxicação medicamentosa de cães e gatos tratados com remédios pediátricos. Existem vários medicamentos que se administrados em cães e gatos podem provocar uma série de alterações, como gastrite severa, úlcera gástrica, diarreia com sangue e até a morte. O diclofenaco é um exemplo.
Até a dipirona, considerada pela medicina humana um remédio simples e leve, se usada em excesso, pode causar doenças irreversíveis, principalmente em gatos.
Para os pets, a dosagem dos medicamentos depende da espécie do animal, da raça e da idade. Somente um Médico Veterinário tem conhecimento e competência para diagnosticar qual é a doença do seu pet e prescrever o medicamento necessário, na dose certa.
Outro problema também é que a medicação de animais sem acompanhamento profissional pode mascarar sintomas e criar outros novos, dificultando assim o diagnóstico e consequentemente, o tratamento.
O ideal mesmo é sempre entrar em contato com o seu Médico Veterinário de confiança, antes de administrar qualquer medicamento.
E em caso de intoxicação medicamentosa, não provoque o vômito no seu pet. Procure imediatamente seu Veterinário de confiança.

Contribuição: OHANA Serviços Veterinários Domiciliares

Posts relacionados