Remédio de uso humano para pets?
Muitos medicamentos de uso humano não podem ser administrados em animais. Outros de uso restrito, ou que são normalmente usados são dosados em quantidades muito diferentes em comparação à medicina humana. E o uso indiscriminado de medicamentos em pets pode causar efeitos muito graves.
É comum na Medicina Veterinária casos de intoxicação medicamentosa de cães e gatos tratados com remédios pediátricos. Existem vários medicamentos que se administrados em cães e gatos podem provocar uma série de alterações, como gastrite severa, úlcera gástrica, diarreia com sangue e até a morte. O diclofenaco é um exemplo.
Até a dipirona, considerada pela medicina humana um remédio simples e leve, se usada em excesso, pode causar doenças irreversíveis, principalmente em gatos.
Para os pets, a dosagem dos medicamentos depende da espécie do animal, da raça e da idade. Somente um Médico Veterinário tem conhecimento e competência para diagnosticar qual é a doença do seu pet e prescrever o medicamento necessário, na dose certa.
Outro problema também é que a medicação de animais sem acompanhamento profissional pode mascarar sintomas e criar outros novos, dificultando assim o diagnóstico e consequentemente, o tratamento.
O ideal mesmo é sempre entrar em contato com o seu Médico Veterinário de confiança, antes de administrar qualquer medicamento.
E em caso de intoxicação medicamentosa, não provoque o vômito no seu pet. Procure imediatamente seu Veterinário de confiança.
Contribuição: OHANA Serviços Veterinários Domiciliares