Logo_Guia4PatasOnline_cor

A gripe também afeta nossos cães e gatos

 A gripe também afeta nossos cães e gatos

Box-07

http://bit.ly/Guia4Patas2

Durante o inverno o que mais vemos são pessoas doentes por causa da queda de temperatura e imunidade, e o problema não se restringe apenas a humanos: nossos cachorros e gatos também sofrem e também estão propensos a pegar gripe!
A gripe canina, ou traqueobronquite, é uma virose encontrada principalmente em cães que vivem fora de casa e que estão mais dispostos a sentirem a queda de temperatura, e atinge todas as raças e todas as idades.
gripe
Já a gripe nos gatos é conhecida como Complexo Respiratório Viral Felino (CRVF), onde os gatinhos infectados por esse vírus desenvolvem rinotraqueíte e que, apesar de apresentar sintomas iguais aos da gripe, não pode ser chamada de gripe, já que é uma infecção no trato respiratório.
Nos dois casos, os sintomas são muito parecidos com os da gripe humana: corrimento nasal intenso, desidratação, olhos lacrimejando, espirros, tosse seca, febre, entre outros. Se não tratada, a gripe canina pode acabar evoluindo para uma pneumonia. Já no gato, a doença pode provocar úlceras muito sérias nos olhos e em sua boca, o que pode causar cegueira e impedir o animal de se alimentar.
O tratamento é relativamente simples e feito com medicamentos prescritos pelo médico veterinário. Há casos onde a nebulização é recomendada para ajudar no conforto e melhorar a respiração do animal.
Portanto, não se esqueça: previna seu cão e seu gato contra as mudanças de temperatura, inclusive ar condicionado. Além disso, não se esqueça de manter as vacinas de seus animais em dia. Todos os anos eles devem receber a revacinação contra a gripe! E qualquer sintoma, leve-o imediatamente ao veterinário.

Posts relacionados