Gato Siamês
Nome original: Gato Siamês
Pelo: curto
Porte: médio
Peso: entre 3kg e 6kg, com a altura média de 20cm.
Expectativa de vida: de 15 a 20 anos
A raça Siamês está entre as mais populares do mundo. Imponente, seu físico esbelto, seus olhos azuis enormes e seu pelo, que começa claro e vai escurecendo num degrade, encantam os amantes de felinos.
São gatos belíssimos, muito apreciados pelo mundo inteiro pela sua fascinante beleza e personalidade meiga e dominante. É chamado por muitos de “o príncipe dos gatos”, pela sua elegância de corpo, olhar enigmático e profundo.
Sua origem vem da Tailândia, antigo Sião. Eram os gatos da realeza. Na época, visitantes importantes ganhavam gatos siameses como presente. Em 1884 foi levado para a Inglaterra. A raça foi descrita e ilustrada pela primeira vez e um antigo manuscrito chamado “Tamra Maew” (Poema do gato), supostamente entre o século XIV para o sec. XVIII. Conta-se que na época, acreditava-se que após a morte de um membro da família real, o gato siamês receberia a alma da pessoa. Assim, o gato, muda-se para um templo, passando o resto de sua vida no luxo. Outra história conhecida é que os gatos siameses guardavam anéis de uma princesa real. Na América a raça apareceu nos Estados Unidos, doado para a Sra. Rutherford B. Hayes (a primeira-dama dos Estados Unidos), em 1878.
Apegado ao dono, o siamês tem uma personalidade incomum. Ele se identifica mais ao dono do que à casa. Seu comportamento chega a ser comparado ao dos cães, pois não é comum entre as demais raças.
Seu humor oscila bastante conforme os acontecimentos, sendo considerado um gato temperamental. Seus miados são altos e gosta de comunicar suas necessidades e chamar o dono, chegando a segui-lo pela casa, como fazem os cachorros. Inteligente e ativo, o siamês adora receber carinho na cabeça e nas orelhas.
Sua saúde requer atenção. Essa raça é mais frágil que as outras, podendo apresentar problemas como obstrução nasal, cálculo na bexiga e problemas renais.
A fêmea chega à puberdade antes das outras raças. O primeiro cio ocorre com cinco meses e ela já corre o risco de engravidar. Durante o cio apresenta sintomas bem claros, podendo rolar pelo chão, gemer, correr pela casa e rasgar, arranhar, móveis, cortinas.