Logo_Guia4PatasOnline_cor

Doberman. Um cão de guarda elegante e poderoso

 Doberman. Um cão de guarda elegante e poderoso

Nome original: Doberman
Pelo: curto, duro, espesso e liso
Porte: grande
Peso: de 32 a 45 kg
Expectativa de vida: de 10 a 13 anos

Doberman é uma raça de cães de origem alemã, com uma inteligência muito superior à de outras raças. Sua história é bem curiosa e peculiar. Karl Friedrich Louis Doberman era um cobrador de impostos, que carregava grandes quantias de dinheiro por bairros perigosos da Alemanha. Ele precisava de proteção, e pensou que um cão de guarda seria o ideal para acompanhá-lo no seu trabalho.
Karl então resolveu criar uma raça que o protegesse, e para resultar no cão que ele precisava (destemido, obediente e atento), ele cruzou, em meados de 1800, Weimaraners, Manchester Terriers, Rottweilers primitivos, Pinchers Alemães e Greyhound Ingleses – resultando no Doberman.
Os primeiros Dobermans tinham os ossos pesados e a cabeça arredondada, mas sua aparência foi se modificando ao longo dos anos. Em 1908 chegou o primeiro exemplar dessa raça à América.
Com faro de caçador, os primeiros cães da raça trabalharam com os policiais militares e em seguida nas Forças Armadas, como patrulheiros e guardiões durante a Primeira Guerra Mundial. E logo depois, muitas famílias passaram a criá-lo como cão de companhia, dentro de casa.
De temperamento dominador, muitas vezes é agressivo com estranhos. Forte líder, o treino consistente é fundamental para boa convivência com demais cães e humanos. Bem adestrado, o Doberman é um cãe submisso e muito apegado à família. Gentil com as crianças da família, quando criado junto.
Excelente cão de guarda, obediente, inteligente, leal e corajoso, o Doberman é muito temido por aqueles que não o conhecem. Mas a realidade é que ele é um guardião formidável, vigilante e amoroso. Desenvolvido como cão de guarda, ele não só protege a família como também antecipa o perigo e as ameaças. Se não socializado e treinado adequadamente para se comportar quando encontra um desconhecido, ele pode ser agressivo.
O Doberman tem uma grande quantidade de energia e precisa de muito exercício. Por isso é ideal que seja criado em casa com pátio, de preferência grande. Silencioso, só late quando reconhece alguma ameaça. Apresenta predisposição à algumas doenças: alterações sanguíneas, problemas de coluna, alterações dermatológicas, displasia coxofemoral e síndrome dilatação vólvulo gástrica.

Posts relacionados