Doação de sangue animal
Você sabia que seu cãozinho e gatinho podem ser doadores de sangue animal? Não são somente os humanos que precisam de transfusão de sangue, os animais também precisam, e é bem mais comum do que você pensa. Em casos de atropelamentos, câncer e intoxicação, seu animalzinho pode precisar da doação, e nem sempre ela vem. No caso dos cães o problema é maior ainda: eles possuem seis tipos sanguíneos, o que torna mais difícil a procura por um doador. No caso dos gatos, é mais fácil – eles possuem apenas três tipos.
Como funciona
Cada cão doa 20 ml de sangue por litro e cada bolsa comporta até 450ml de sangue, mas o limite nunca é alcançado. Após a doação, o cão demora 21 dias para repor o sangue, portanto, a doação só pode ocorrer a cada dois meses. Já nos gatos, o limite de sangue não ultrapassa 40ml.
Hoje, a bolsa de sangue consegue ser dividida em três: uma para hemácias, uma para plaquetas e uma com o plasma, e o sangue pode ficar armazenado até um ano no banco de sangue.
Quem pode doar
Cães
A partir de dois anos, e com no máximo oito, com pelo menos 25 kg (sem serem obesos), que nunca receberam transfusão de sangue e que não tenham tido carrapatos recentemente. As fêmeas não podem estar prenhas ou no cio. Os cães doadores devem ter o temperamento dócil.
Gatos
Gatos, a partir de dois anos de idade, pesando no mínimo 4.5kg. É essencial também que nunca tenham recebido nenhuma transfusão de sangue e que as fêmeas não estejam grávidas ou no cio. Vacinas e vermifugações precisam estar em dia. Por não conseguirem ficar parados por muito tempo, precisam ser sedados.
Todos os animais passam por uma série de exames, assim como os humanos, para descartar qualquer possível doença e não podem estar passando por nenhum tratamento.