Logo_Guia4PatasOnline_cor

Curiosidades: Você sabia que o gato era um animal sagrado no antigo Egito?

 Curiosidades: Você sabia que o gato era um animal sagrado no antigo Egito?

Muito se fala sobre a origem dos gatos domesticados, mas uma das mais fortes teorias indica que isso começou no Egito com a espécie selvagem Felis silvestres lybica. A adoração começou através de Bastet, uma divindade egípcia representada por uma cabeça de gato e corpo humano, protetora das grávidas e da fertilidade.
Em seu templo, existiam criações de gatos (chamados de myw), assim como toda a população tinha o costume de ter o animal em casa. Um dos motivos dessa adoração era o fato dos gatos serem caçadores e irem atrás de presas como camundongos, considerados pragas, que acabavam com as plantações e espalhavam doenças.
Nessa época a adoração era tanta que os egípcios costumavam mumificar seus gatos após sua morte e também matar um felino não era nada aceito: a pessoa era condenada a morte! A maior prova disso foi a derrota egípcia, quando o comandante Persa Cambises II descobriu a adoração de seus inimigos aos gatos. Ele se aproveitou do fato e, durante uma batalha, ordenou que gatos fossem arremessados na muralha da cidade. Os egípcios, ao verem a situação dos gatos, se renderam a perderam a batalha.
Le roi Cambyse au siege le Peluse

Posts relacionados