Logo_Guia4PatasOnline_cor

Gato Persa

 Gato Persa

Ficha Rápida
Nome: Persa
Origem: Irã
Tamanho: Aproximadamente 25 cm
Peso: de 3,5 kg a 7 kg
Principais qualidades: dócil, tranquilo e fiel.

Apesar de imaginarmos que o Gato Persa tenha surgido na Pérsia, essa é apenas uma meia verdade. A raça foi descoberta no século 17 no país por um viajante italiano. Passeando pelas ruas da cidade, resolveu levar alguns gatos que viu para sua terra natal, a Itália. Uma vez em solo italiano, os gatos começaram a fazer sucesso entre a população, que gostaram da raça por causa de sua pelagem macia e brilhante. Porém, o Persa como conhecemos hoje, surgiu no século 19, quando os gatos criados na Itália foram levados para a Inglaterra, onde foram cruzados com o Angorá.
Como todas as raças, a Persa passou por diversos cruzamentos para desenvolver mais tipos de cores e padrões de pelagem. Graças à eles, hoje existem mais de 100 diferentes tipos da espécie, e são encontrados no mundo inteiro, e nos Estados Unidos, são especialmente queridos.
gato persaOs Gatos Persas são muito procurados por pessoas que vivem em espaços pequenos, já que seus miados são baixos e pouco comuns. Também se adaptam muito bem com outros gatos e outros animais. Além disso, sua personalidade o faz um excelente companheiro, sendo meigo e carinhoso com seu dono. Por isso, não deve passar muito tempo longe dele. Famílias que viajam bastante e costumam deixar seus animais sozinhos em casa, devem pensar duas vezes na hora de adotar um gato Persa ou pensar em investir em um hotelzinho para que o gato não fique só.
Outra característica marcante é sua incrível curiosidade. Eles adoram explorar e acabam precisando de atenção redobrada para não arrumarem confusão.
Com seu ar tranquilo, sua pelagem brilhante e macia e seu focinho graciosos, é conhecido como o rei das competições.
Os Persas requerem alguns cuidados básicos:
1) Seu pelo requer escovação diária para não desenvolver nós;
2) Ele tem baixa resistência ao calor;
3) Seus olhos requerem limpeza diária, pois lacrimejam e mancham o pelo. Isso acontece devido ao formato do focinho, com nariz achatado e as passagens nasais mais estreitas, resultado de uma raça criada para ter aparência exótica.
Como todas as raças, possui tendências para algumas doenças, como oftalmológicas, mandibulares e faciais, devido ao encurtamento de seu rosto.

Curiosidade

Um dos Gatos Persas mais conhecidos do mundo é o nosso querido Garfield!

Posts relacionados