Logo_Guia4PatasOnline_cor

Cardiologia veterinária

Animais maduros e idosos são os que comumente apresentam cardiopatias. Portanto, o acompanhamento por um veterinário faz-se necessário para garantir mais longevidade a ele. Sinais como cansaço, ofegância, tosse, desmaios ou língua azulada podem estar associados a doenças do coração e exames periódicos permitem que o profissional tenha parâmetros de sua saúde e o acompanhe em sua evolução ao longo da vida.
O aparecimento de lesões iniciais podem ser visibilizado em animais com 6 anos ou mais nas raças mais predispostas (como Poodle, Lhasa Apso, Teckel), no entanto, alguns animais podem nascer com defeitos congênitos, sendo detectadas alterações na auscultação logo na primeira ida do “pet” ao veterinário.
Os exames cardiológicos, além de fazerem parte de uma ação preventiva, poderão ser requeridos em processos pré-operatórios ou de acordo com a orientação médico-veterinária.
Tire suas dúvidas com o profissional de sua confiança.
Na investigação de possíveis cardiopatias, os exames relacionados à Cardiologia Veterinária são:
– Ecocardiografia com Doppler
– Radiografia torácica
– Holter 24 horas
– Eletrocardiografia
– Aferição da pressão arterial
O tratamento de tais cardiopatias é medicamentoso, embora sejam indicados alguns procedimentos cirúrgicos para determinadas afecções. A terapia é crônica e visa à melhora na qualidade de vida do animal.
echovet

Posts relacionados