Como escolher o seu animal de estimação
Quando se decide ter um cãozinho ou um gatinho sempre aparece uma mesma dúvida: como e onde conseguí-lo?
Isso implica em uma série de conceitos sociais e atitudes “politicamente corretas” porque você pode comprá-lo ou adotá-lo de instituições de cães abandonados. Mas pense primeiro: Para que finalidade eu e minha família queremos esse animal? Qual o tempo e o espaço disponível para ele? Temos condições de mantê-lo?
Do ponto de vista da saúde, você deve escolher o mais saudável, ou seja, o mais forte, mais esperto, fezes normais, sem pulgas ou carrapatos.
Mas além disso, verifique ainda se:
- Os filhotes são bem tratados? Estão limpos e em local adequado?
- Os pais, ou pelo menos a mãe está presente? Como é seu comportamento e porte físico? Lembre-se que seus filhotes provavelmente serão como eles.
- Qual o seu temperamento? Calmo ou nervoso? Late muito ou é brincalhão?
- Qual dos filhotes ficou mais interessado em você e sua família?
- Os animais são queridos pelos atuais donos?
- Macho ou fêmea? O temperamento muitas vezes é diferente dependendo do sexo do animal. Que atitudes vou tomar para impedir sua reprodução?
O temperamento do animal já se manifesta aos 30 – 60 dias de idade e você poderá prever com razoável certeza o que ele lhes reserva para o futuro.
Compre uma ração de boa qualidade, apropriada para a idade do animal e mantenha-o isolado de outros animais em sua casa até poder levá-lo ao veterinário para avaliação e orientações necessárias.
Tudo que se faz com planejamento tem menor chance de dar errado, causando problemas para você, sua família e para aquele filhotinho que agora é sua responsabilidade.
Pense nisso e boa sorte com seu filhote.
Dra. Regina S. Incane
CRMV-SP 4612
Clínica Veterinária Paiquerê