Logo_Guia4PatasOnline_cor

Como acostumar o cachorro com a chegada de um bebê?

 Como acostumar o cachorro com a chegada de um bebê?

A chegada de um bebê não mexe somente com a rotina dos pais, mas com a de todos ao redor, inclusive dos cães. Até então, o cão era acostumado, muitas vezes, a ser o bebê da casa. Todas as atenções eram voltadas para ele: brincadeiras a qualquer hora, carinhos, espaço liberado na casa inteira, e de repente, tudo isso muda. O bebê passa a precisar de todos os minutos de atenção dos pais, os espaços na casa começam a se tornar restritos (não deixar o cachorro entrar no quarto do bebê), e toda a rotina que o cachorro estava acostumado, muda.

Alguns cães acabam sofrendo com essa mudança e começam a mudar suas atitudes. Alguns ficam mais nervosos, agitados e sentem-se rejeitados pelos donos, pois não entendem como a mudança acontece. Para que isso não ocorra, existem algumas coisas que você pode fazer para acostumar seu cão a chegada do bebê.

como acostumar o cachorro com a chegada do bebe

1) Semanas antes, comece a adaptação.

Se o cão está acostumado a ter o que quer, a hora que quer, comece a mudar. Recuse algumas tentativas de brincadeira e carinho, assim, ele começará a se acostumar com o não.

2) Espaços

Se o cão será proibido de entrar em algum local da casa, comece a fazer isso agora, para que ele não associe a criança ao espaço.

3) Associação boa

Comece a relacionar o bebê com coisas boas. Sempre que possível, dê atenção ao cão sempre que o bebê estiver presente. Petiscos ajudam na associação. Algumas pessoas acabam reprimindo o cão nessas horas, e isso ajuda o animal a se sentir intimidado.

Deixar roupinhas do bebê perto do local que o cão dorme e come ajuda para a associação desse novo membro na “matilha do cão”.

“Procure prever as mudanças que ocorrerão com a chegada da criança e tente adaptar o cão a elas, gradativamente. Alterações radicais costumam ser as mais estressantes. Um animal social como o cão pode temer ser expulso por causa da chegada de um novo indivíduo no grupo, pois depende dos companheiros para sobreviver. ” (Alexandre Rossi)

 

Posts relacionados