Logo_Guia4PatasOnline_cor

Meu gatinho está fazendo xixi fora do lugar. E agora?

 Meu gatinho está fazendo xixi fora do lugar. E agora?

Box-07

http://bit.ly/Guia4Patas2

Os gatos são animaizinhos mega limpos, prezam por isso e fazem questão de mostrar ao dono quando seu território anda sujo demais para o seu gosto. Por isso, o xixi em local não apropriado pode ser preocupante, além do fato de não ser nada agradável ter um pet fazendo xixi pela casa, não é verdade?

gato xixi no lugar errado

Listamos abaixo alguns dos motivos que podem estar fazendo com que seu gato não use o local apropriado.

1)  Cheiro do substrato de areia

Gatos são exigentes, e pode ser que seu bichano não tenha gostado do cheiro do substrato de areia que você comprou. Troque por outra e observe se o comportamento melhora. Além disso, certifique-se que a areia seja fina, para maior conforto do pet. Tudo isso pode influenciar o comportamento dele na hora de utilizar a caixinha de areia, então, preste atenção nesses detalhes.

2) Caixa de areia suja

Como citamos acima: gatos são exigentes e limpos. Deixar a caixa de areia suja pode ser um problema, porque certamente seu gato não irá querer utilizá-la. Ele pode até mesmo fazer as necessidades ao lado da caixinha como sinal de protesto.

3) Muito gato para pouca caixa

O recomendado por diversos médicos veterinários é que exista uma caixa para cada gato da casa mais uma caixa extra. E elas devem ficar espalhadas pela casa.

4) Novo integrante

Se um gatinho novo chegou a casa, é provável que os mais velhos sintam necessidade de marcar território. Neste caso, segundo a médica veterinária Marisa Licursi, tenha certeza que existem várias caixas de areia espalhadas pela casa e deixe mais potes de água e comida, para evitar qualquer tipo de confronto na hora da refeição. Certifique-se também que o mais novo possua um lugar alto para se esconder, caso aconteça algum desentendimento. Isso faz com que o gatinho sinta-se seguro e não faça xixi no meio do caminho.

5) Problema urinário

Caso seu problema não se encaixe em nenhum dos acima, talvez seu gato possa estar com algum problema urinário, até incontinência. Nesse caso, procure um médico veterinário para e que garanta que a saúde do seu animalzinho não corre riscos.

Na hora da limpeza..

Na hora de limpar o lugar onde seu gato urinou, certifique-se que qualquer cheiro tenha saído, lembrando sempre que o olfato dele é bem mais potente que o nosso. Coloque-o em outro ambiente enquanto faz a limpeza. Utilize um produto de composto enzimático, que normalmente é formado por microorganismos decompositores de urina e restos de fezes. Borrife o produto e limpe com um papel toalha, depois, borrife água e seque novamente. Por fim, utilize um pouco de álcool e seque o local. Deixe seu gato voltar ao ambiente apenas quando a superfície já estiver 100% seca.

Para certificar-se que seu gatinho não irá novamente ao mesmo local, tente associá-lo com sua comida. Deixar a comida no local que havia sido demarcado pode fazer com que o gato o associe com local limpo e seguro.

Castração

A castração pode ser aliada nesses casos. Com ela, a circulação dos hormônios sexuais é interrompida e o gato não precisará mais atrair parceiros.

Posts relacionados