De olho na saúde deles
Os animais domésticos, principalmente cães e gatos, podem apresentar doenças oculares ao longo da vida. É por esse motivo que a Oftalmologia é uma das especialidades da medicina veterinária que mais tem se desenvolvido. A procura por especialistas na área vem aumentando significativamente nos últimos anos, em parte porque seus tutores estão cada vez mais preocupados em garantir a melhor qualidade de vida deles.
Existem várias doenças que podem afetar os olhos de nossos amigos de estimação, temos as chamadas doenças secundárias, nas quais a afecção ocular é um sintoma de uma enfermidade sistêmica e as primárias, onde o olho é a única estrutura afetada, há algumas raças com maior predisposição a estes problemas, como é o caso dos animais de focinhos curtos e olhos salientes. Além disso, algumas raças de cães e gatos podem apresentar alterações de conformação das pálpebras, necessitando de intervenção cirúrgica.
Os sinais clínicos mais frequentes da doença ocular são o aparecimento de secreção, dor, aumento do lacrimejamento, movimento de piscar acelerado (blefarospasmo), foto sensibilidade, alteração na coloração ou da transparência do olho quando normal e em alguns casos déficit visual.
A visita frequente ao veterinário é a melhor forma de diminuir a possibilidade do aparecimento de doenças sistêmicas que possam afetar o olho, já com relação às doenças primárias, a recomendação fica na realização de uma consulta preventiva especializada anual. No caso do aparecimento de algum dos sintomas mencionados anteriormente, o mais indicado é levar o paciente o mais rápido possível ao oftalmologista veterinário, uma vez que o tratamento iniciado de forma rápida e correta melhora o prognóstico visual e estrutural do olho.