Feriado com pets: proteja a saúde do seu animal durante a viagem
Tem feriado chegando e quem pretende viajar com o animal de estimação deve ficar atento a alguns cuidados. Pronto para aproveitar o feriado com pets? Então veja nossas dicas.
Se o roteiro escolhido é o litoral redobre a atenção pelo risco de da doença do verme do coração
Feriado com pets: viagens de carro
Durante o feriado com pets, faça viagens com os bichinhos dentro de caixas de transporte e usando o cinto de segurança adaptado. Neste caso, não é apenas a proteção do seu melhor amigo que está em jogo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transportar animais no banco da frente, à esquerda do motorista ou entre os braços e pernas é considerado infração média e pode gerar multa.
Pausas durante a viagem
Uma viagem confortável e sem estresse requer planejamento de pausas a cada 2 a 3 horas. Fazer paradas regulares é importante para o animal se hidratar, se movimentar e fazer suas necessidades. Ficar muito tempo sentado e com vontade de urinar, por exemplo, pode ser estressante tanto para cães como para gatos.
Cuidados com o destino
O destino escolhido também é motivo de alerta. Em cidades litorâneas, a combinação entre calor e tempo úmido favorece a proliferação de mosquitos transmissores da dirofilariose, que é uma doença parasitária provocada por vermes que se alojam, principalmente, nas artérias que saem do coração dos cães. A dirofilariose pode levar à morte caso não seja tratada, por essa razão, a prevenção é importante mesmo que o animal não viva em regiões litorâneas.
Assim como os seres humanos, os animais devem estar com a carteira de vacinação em dia antes de encarar uma viagem. Algumas doenças virais como a parvovirose e a cinomose em cães e a rinotraqueíte e calicivirose em gatos, são de fácil transmissão.
Consulte um veterinário e boa viagem!