Logo_Guia4PatasOnline_cor

Profissão: Médico veterinário

Dia 9 de setembro comemoramos o Dia do Médico Veterinário, uma das profissões mais desejadas por todos que amam animais. Mas será que só o amor aos bichinhos é o suficiente para iniciar uma faculdade de Medicina Veterinária?
Conversamos com o Prof. Dr. Guilherme Gonçalves Pereira, da área de cardiologia veterinária, sócio da VESP – Especialidades Veterinárias e professor em cursos de graduação e pós-graduação, que nos contou um pouco sobre a graduação em medicina veterinária.
Guia 4 Patas: Quais são as expectativas do aluno que inicia a faculdade?
GGP: A maior parte dos alunos entra na faculdade com a expectativa de trabalhar na área de clínica e cirurgia de pequenos animais, de ter sua própria clínica ou de trabalhar em grandes hospitais. Poucos tem real noção da abrangência da medicina veterinária, das inúmeras possibilidades de atuação.
G4P: O mercado pet cresceu muito nos últimos anos. Dentro das áreas de atuação, quais são as que estão mais em evidência?
GGP: Dentro da clínica médica e cirúrgica de pequenos animais as especialidades estão crescendo em velocidade surpreendente. Cada vez mais profissionais procuram aprimorar seus conhecimentos em áreas específicas, como cardiologia, dermatologia, oftalmologia, endocrinologia, dentre outras. Em todas elas ainda há espaço para atuação profissional, mas algumas áreas ainda não contam com muitos profissionais, como nefrologia e neurologia. No entanto, vale ressaltar, que ainda falta a validação do título de especialista para a maior parte delas. Muitas entidades estão com projetos para o reconhecimento junto ao CFMV, órgão responsável , o que deverá contribuir ainda mais para o crescimento em qualidade das especialidades.
G4P: Depois da graduação, quais são os maiores desafios encontrados?
GGP: O maior desafio é a entrada no mercado de trabalho. O recém-formado ainda tem muita insegurança quanto à sua atuação profissional e colocação no mercado de trabalho. Muitos são bons tecnicamente, mas falta prática. Além disso, a maior parte dos cursos pode até oferecer uma boa formação técnica, mas não ensina o aluno a ser um profissional realmente desejado por clínicas e grandes hospitais, muito menos como gerenciar sua própria clínica, o que pode gerar frustração com a profissão. Excelentes profissionais são aqueles que se preparam desde a graduação, com estágios e cursos extracurriculares, com enfoque no preparo técnico e profissional, e que não deixam de estudar e buscar conhecimento de maneira continuada.
G4P: Qual o maior conselho que você pode dar para quem quer seguir a carreira?
GGP: Em primeiro lugar buscar conhecer quais as possibilidades de atuação do médico veterinário, e depois saber a respeito da rotina profissional nas diferentes áreas. Só então procurar um curso de medicina veterinária, pois assim terá possibilidade de direcionar melhor a sua formação.
leia mais-01

http://bit.ly/Guia4Patas7

Posts relacionados