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5 passos para iniciar loja virtual pet

 5 passos para iniciar loja virtual pet

Por acaso você é dono de um negócio da área pet e pensa em começar a vender online? Ter uma loja virtual pet pode ser uma ideia muito lucrativa! Afinal, as compras na internet já fazem parte da rotina de boa parte dos brasileiros e ainda permitem que sua loja chegue a mais pessoas. 

Apesar da ideia ser excelente, poucos sabem como iniciar uma loja virtual pet. Por isso, trouxemos algumas orientações para quem gostaria de colocar seu plano em prática. Confira cinco passos para iniciar um petshop online e começar a faturar pela internet abaixo!

Vale a pena abrir uma loja virtual pet?

Com certeza! Afinal, o segmento pet está em amplo crescimento com brasileiros cada vez mais empenhados em cuidar de seus animaizinhos da melhor forma possível. Para quem trabalha na área isso significa muitas oportunidades de lucro. Entre elas, está a possibilidade de vender com uma loja virtual pet.

De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), o setor cresceu 16,4% em 2022 e ainda possui crescimento estimado de 13,6% em 2023. Além disso, o país ganhou 50 milhões de usuários de sites de compra. Isso indica que, se existe um momento para investir no seu próprio e-commerce, a hora é agora!

Passo a passo para iniciar sua loja virtual pet

Pronto para começar sua loja virtual pet? Então, siga esse passo a passo simples deve ajudar tanto quem já possui loja física de produtos pet quanto quem ainda está começando sua própria marca. 

1. Defina seu catálogo para o petshop online

Tudo começa definindo bem o que vender na internet. Uma dica interessante é procurar outras lojas do seu segmento na web. Assim, comece verificando o que é mais popular, seja em sites ou grupos do Facebook e WhatsApp, para descobrir no que focar em sua loja. 

Quem possui negócio físico também pode optar por escolher os produtos mais populares na loja ou até pesquisar com seus clientes atuais. O que importa é ter uma lista bem definida de produtos para conseguir incluí-los na sua loja virtual pet.

Vale lembrar que todo produto também precisa de boas fotos e uma descrição clara. Afinal, não existe a figura do vendedor que consegue explicar ao consumidor para que cada item serve. 

2. Estude o mercado para definir preços

Quem possui mais experiência em e-commerces ou lojas virtuais sabe que precisa estudar o mercado e os próprios custos com cuidado! Portanto, antes de incluir uma lista de preços entenda os custos envolvidos na produção, armazenamento e entrega dos produtos. Além disso, é importante estabelecer uma margem de lucro que seja atrativa, mas também competitiva.

Conhecer os preços praticados pela concorrência é crucial para definir uma estratégia de preços eficaz. Também é importante encontrar um equilíbrio entre oferecer um preço interessante e garantir que sua loja seja capaz de cobrir os custos e gerar lucro.

Ainda existe outro detalhe: o valor percebido pelo consumidor. Isso significa que, além de considerar os custos e a concorrência, é preciso levar em conta como o público-alvo percebe o item e os benefícios que ele oferece em relação às outras opções.

3. Use redes sociais e anúncios para divulgação

Quem aí já trabalha com redes sociais? Todo mundo? Ótimo, porque elas serão essenciais para conseguir tirar sua loja virtual pet do zero. Assim que definir o nome da sua loja e criar uma identidade visual, é hora de montar contas no Instagram, Facebook e outras redes que achar relevante.

Elas são um de seus principais pontos de contato com o consumidor. Ou seja, quem deseja comprar e quem já comprou acabará por lá. Mantenha postagens com frequência adequada para conseguir chamar a atenção aos seus produtos.

4. Tenha um fornecedor de loja online confiável

A loja online é um site que precisa estar hospedado em algum fornecedor de lojas virtuais simples para funcionar. É lá que você fará o upload de produtos, imagens e descrições para conseguir realizar as vendas. Além disso, o portal deve ter otimizações adequadas para aparecer em ferramentas de busca, como o Google. 

Antes de fazer sua escolha, verifique outros sites hospedados na plataforma. Assim é possível entender como funciona, possíveis problemas e se ele realmente atende suas necessidades. 

Existem dezenas de opções para criação de uma loja virtual pet e você nem precisa saber programar para conseguir iniciar no ramo. Desde a criação do zero usando uma plataforma, como Woocommerce, até o uso de plataformas específicas para esse segmento. Por isso, sempre recomendamos essa última opção, especialmente para quem não possui muita familiaridade com programação web. 

5. Cadastre os produtos

Conseguiu escolher sua plataforma para a loja virtual? Perfeito! É a hora de cadastrar seus produtos. Em geral, será necessário criar uma planilha com alguns detalhes, como:

  • Código do produto;
  • Título;
  • Descrição simplificada;
  • Descrição detalhada;
  • Tamanho/cor/tipo;
  • Imagens;
  • Outros. 

Cada plataforma de loja virtual pet trabalha com ferramentas um pouco diferentes. Se estiver na dúvida, verifique com o SAC do serviço contratado como realizar a atualização de produtos da melhor forma.

Que tal ser parceiro do Guia 4 Patas?

O mercado pet é nossa paixão por aqui! Aproveite nossos planos para iniciar sua loja virtual pet simplificada do zero ou divulgar uma loja que já existe. Estamos aqui prontos para ajudar. 

Conheça nossos planos e comece a vender muito mais no mercado pet online ou entre em contato para saber mais sobre nossa publicidade.

Quem pode criar uma loja virtual pet com o Guia 4 Patas?

Trabalhamos com a Loja Integrada, uma ferramenta simplificada para quem está começando no mercado online. Ou seja, ela é perfeita para qualquer um, mesmo quem não tem experiência com vendas pela internet. 

Algumas das vantagens incluem:

  • Você não precisa saber programar ou aprender qualquer linguagem de código para usar sua loja;
  • Implementação prática de seus produtos; 
  • Ambiente virtual intuitivo, qualquer um consegue utilizar;
  • Ferramentas automáticas para cálculo de frete;
  • Muito mais!

Trabalhar com a equipe Guia 4 Patas também significa acesso a publicidade em um site referência no segmento.

Já tenho um e-commerce ativo, posso trabalhar com o Guia 4 Patas?

Com certeza! Também integramos lojas que já existem em nosso site. Afinal, a divulgação nunca é demais, não é mesmo? Quem possui uma loja pode aparecer na aba de Lojas Parceiras, onde leitores, parceiros e divulgadores do Guia entram para procurar os produtos pet que precisam. 

Conheça nossos planos personalizados ou converse com nossa equipe para começar a vender mais com seu e-commerce pet.

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