Logo_Guia4PatasOnline_cor

Os coelhos e a Páscoa

 Os coelhos e a Páscoa

A Páscoa foi instituída para comemorar a libertação do povo judeu da escravidão no Egito há quase 4000 anos por Moisés. Posteriormente escolheu-se o ovo e o coelho como símbolos porque o ovo significa uma nova vida e o coelho por causa de sua grande fertilidade, indicando assim o recomeço da vida para os povos.
Nos últimos 2 séculos, principalmente na Europa, onde o hábito de se comer coelho é mais comum, presenteavam-se as pessoas com coelhos para que depois de crescidos virassem o almoço da páscoa.
coelho pascoa
Hoje em dia ainda existem pessoas que presenteiam as crianças com filhotes de coelho na época da Páscoa. Alguém já pensou o que é feito desses animais?
Infelizmente muitos não sobrevivem, pois são tratados como brinquedos, sendo maltratados e não alimentados corretamente. Outros são deixados em terrenos e parques para que “voltem para a natureza”. Coelhos não são animais da fauna brasileira, principalmente os criados para serem vendidos. Aí eles são atropelados, levados por enxurradas pois não sabem se proteger ou mortos por outros animais ou pessoas. Muitos ainda ficam doentes, principalmente com sarna por ficarem em contato com a terra e areia.
Quer dar um coelho de presente para uma criança? Compre um de pelúcia. Existem lindos! Ou que tal adotar o coelhinho como animal de estimação? Você tem que providenciar abrigo (uma gaiola apropriada), ração, alimento verde fresco todo o dia e dar carinho sem machucá-lo.
Você pode não acreditar, mas coelhos são carinhosos e se tornam bem amigáveis. Que tal tentar?
Dra. Regina S. Incane
Clínica Veterinária Paiquerê
 

Posts relacionados