Logo_Guia4PatasOnline_cor

Fisiatria Veterinária

 Fisiatria Veterinária

A Fisiatria é uma especialidade médica, atualmente disponível na Medicina Veterinária, que lida com a avaliação e  o tratamento de doenças que prejudicam a capacidade funcional do paciente,  limitando-o. É indicada como terapia adjuvante na recuperação de diversas patologias e suas sequelas, como por exemplo: AVE ( acidente vascular encefálico), lesões na coluna vertebral ( discopatias), tendinites, doença articular degenerativa, reabilitação pós-cirúrgica, controle de dor aguda e crônica,  rupturas de ligamentos, controle de obesidade, suporte geriátrico, manejo de feridas, sequelas de patologias do sistema nervoso central, atrofias e fraqueza muscular decorrente de outras patologias, entre muitas outras indicações.
É uma especialidade multidisciplinar que inclui técnicas de fisioterapia, acupuntura e ozonioterapia, utilizadas de maneira isolada ou em conjunto e cujo  objetivo é  melhorar a funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes, assim como, otimizar as respostas aos tratamentos convencionais.
A Fisioterapia tem como objetivo analisar o movimento em conjunto com sua funcionalidade e postura, utilizando técnicas (eletroterapia, laser terapia, ultrassom terapêutico, cinesioterapia, órteses e próteses, campo magnético, tecaterapia…) pra prevenir e promover a saúde do paciente.
A Acupuntura é uma técnica milenar chinesa a qual consiste na inserção de agulhas em pontos chamados de acupontos, com o objetivo de reestabelecer e manter o equilíbrio do organismo. Os animais assim como os humanos possuem canais de energia (Qi) chamados de meridianos que conectam-se com os órgãos internos, músculos, articulações e sistema nervoso. Ao serem estimulados, os acupontos localizados nos meridianos, mobiliza-se a circulação e o desbloqueio da “Energia”, promovendo a harmonização, o fortalecimento dos órgãos/vísceras e do corpo todo, com o intuito de prevenir ou tratar doenças.
A Ozonioterapia consiste na aplicação do gás ozônio através de diversas vias: retal; subcutânea;  muscular; autohemoterapia menor; autohemoterapia maior e intrarticular, com o objetivo de promover analgesia, controle antiinflamatório, cicatrização de feridas, produção de antioxidantes, estimulação da circulação, desinfecção, imunomodulação, etc.
Dra Lilia  Valente Soares
Fisioterapia e Acupuntura Veterinária
CRMV 29.541

Posts relacionados