Falcão de coleira
Se você está à procura de um animal de estimação fora dos padrões normais, como cachorro, gato, coelho, peixe, esta ideia vai te agradar.
Já pensou em ter um falcão? A ave da família Falconidae tem 9 espécies. Uma das mais conhecidas é o Falcão de Coleira, chamado também de Cauré e Gavião-pombo. Esbelto e de excelente aerodinâmica, mede de 38 a 43 cm de comprimento, o macho pesa entre 208 e 305 g, e a fêmea de 271 a 460 g.
De porte pequeno a médio, com bico curvo e afiado, o Falcão de Coleira é uma ave de rapina. Com garras adequadas para não deixar a presa escapar, essas aves são carnívoras. Asas e cauda longas permitem voos rápidos e ágeis, a pouca altura do solo. Alimentam-se de outras aves, insetos, lagartos e até serpentes.
Uma curiosidade particular da espécie é a divisão de tarefas entre o macho e a fêmea. Enquanto o macho persegue a presa, com o objetivo de cansá-la, a fêmea fica responsável por concluir a caçada.
Como é uma ave muito ágil, o falcão é usado para evitar incidentes nos pousos e decolagens de aeronaves em alguns aeroportos do Brasil. As aves são treinadas para capturar, no entorno das pistas, pombos, corujas, que podem colidir com as turbinas dos aviões.
Outro uso do falcão é para controle de pragas urbanas e rurais, no combate a infestações de pombos, por exemplo.
Pode parecer difícil manter um animal, com hábitos naturais, confinado dentro de uma casa ou até mesmo de um apartamento. Mas experientes criadores atestam que esta ave é tranquila e sociável, que não ataca e convive bem com outros animais da casa. Como animal de estimação, os falcões se alimentam de roedores, codornas e pombos.
Como estão habituados a viverem soltos na natureza, os especialistas recomendam leva-lo, pelo menos três vezes por semana, para um treinamento de voo, para que tenha algum condicionamento físico. Por isso você deve levar seu falcão para um treinamento externo com um profissional, ou estudar sobre falcoaria, e treiná-lo você mesmo.
Alguns cuidados ao pesquisar para comprar um animal desses: procure criadouros que tenham documentação regularizada, e o estabelecimento, autorização do IBAMA. No ato da compra exija nota fiscal com o nome científico e o nome popular.
O Falcão de Coleira custa entre R$ 2.000,00 e R$ 2.500,00.