A saúde do seu pet começa pela boca
As infecções orais causam desde uma simples alteração de humor até o comprometimento de órgãos vitais como rim e coração devido a penetração de bactérias orais patogênicas (causadoras de doenças) na corrente sanguínea.
Pesquisas mostram que animais com saúde oral estão sempre mais ativos e saudáveis e com isso , adquirem maior longevidade.
As doenças orais mais comuns em cães e gatos são : a gengivite , o cálculo dental (tártaro) e a doença periodontal, entre outras.
A gengivite é a inflamação da gengiva que tende a ficar sensível e suscetível a sangramentos ,tornando-se avermelhada e com edemas (inchaço) . As causas mais comuns são acúmulo de placa bacteriana e tártaro sobre os dentes devido a falta da escovação diária,traumatismos , alergias e algumas doenças sistêmicas.
O cálculo dental,mais conhecido como tártaro,são formados a partir da placa bacteriana que se calcificara por elementos da saliva e resíduos orgânicos dos alimentos. A causa mais comum é o fornecimento de dietas macias ou pastosas (comida caseira ou rações úmidas) sem o uso contínuo de produtos de mastigação ou escovação diária.
A doença periodontal é uma infecção mais séria e já crônica onde há o comprometimento das estruturas de fixação dos dentes, o periodonto.
As causas são geralmente o avanço da gengivite e o acúmulo de tártaro,alterações nutricionais e doenças sistêmicas ou metabólicas .
As consequências ,prevenção e tratamento são semelhantes . As três doenças geralmente causam dor,dificuldade de apreensão dos alimentos ,sangramento,halitose (mau hálito), crescimento exacerbado da gengiva,alterações de humor ,sialorréia (excesso de salivação), perda dentária,infecções pulmonares,nos rins,no coração e no fígado.
Para que isso não aconteça,orientamos sempre que os proprietários façam a prevenção por meio da alimentação adequada , com rações secas e tiras mastigáveis que contenham hexametafosfato de sódio,escovação diária ou no mínimo três vezes na semana com pastas próprias para cães ou gatos e profilaxia oral (prevenção ) de seis em seis meses ou anualmente para remoção da placa ou cálculo dental.
Quando necessário um tratamento,o mesmo deve ser realizado por um médico veterinário habilitado .
Se a doença periodontal já estiver instalada,o animal deve ser anestesiado para ser feita a remoção do cálculo dental associado a antibioticoterapia e produtos antissépticos para controle da infecção.
Visitar o médico veterinário com periodicidade é a melhor maneira de prevenção contra futuras infecções.
A saúde começa pela boca.
Dra.Paula Lopes
Médica Veterinária.
CRMV-SP 13727.