Sete felinos mais conhecidos no Brasil
Conheça as principais doenças dos bichanos
Diferentemente dos cães, que apresentam doenças características de cada raça, os gatos apresentam doenças comuns, independente das raças.
Embora não seja exatamente uma doença, os gatos lambem muito o pelo, e acabam engolindo parte dele, formando bolas de pelo, que se alojam no estômago e os gatos costumam vomitar.
A diarreia também é um sintoma de que algo está mal com a saúde do seu gato. Infecções do trato urinário, pulgas, conjuntivite, dor de dente, mau hálito, estresse felino e obesidade são outros problemas que podem incomodar o seu felino, reduzindo sua qualidade de vida. Portanto, faça consultas regulares ao veterinário e mantenha a carteirinha de vacinação do seu bichinho atualizada.
Agora sim vamos tratar das doenças mais características de gatos que são bastante desconfortáveis para o animal, atacando principalmente as funções respiratórias e renais:
- Insuficiência Renal Crônica
Esta doença é a causa de morte mais comum em gatos adultos. Ligada a genética dos gatos é causada por alterações naturais dos rins.
- Rinotraqueíte Viral – Gripe de gato
É uma infecção viral do trato respiratório superior dos gatos tanto filhotes quanto adultos.
- Vírus da imunodeficiência felina. Atinge o sistema imunológico e por isso
ficou conhecido como HIV dos gatos.
- A Peritonite Infecciosa Felina (PIF) é uma doença bem preocupante. De origem viral,
ainda não tem cura e é fatal. Ataca o fígado, abdómen, rins, sistema nervoso e cérebro, criando infecções e abcessos.
- Clamidiose
A Clamidiose é uma doença provocada por uma bactéria chamada Clamidia Psittaci. Afeta a região pulmonar e ocular, provocando conjuntivites severas e alterações pulmonares. Considerada uma zoonose (doença que pode ser transmitida para o homem), a clamidiose tem como principal forma de prevenção a vacinação.
- Raiva Felina
Transmitida por um vírus que só afeta mamíferos, a raiva felina é uma doença praticamente erradicada no Brasil. Com taxa de mortalidade de 100%, não existe tratamento e a única forma de prevenção é a vacinação.
- Síndrome Urológico Felino (SUF)
Conhecida como cistite (inflamação da bexiga) provoca uma enorme dificuldade em urinar (mesmo pequenas quantidades) ou até a incapacidade de fazê-lo por completo.