Logo_Guia4PatasOnline_cor

Como acabar com os carrapatos?

 Como acabar com os carrapatos?

Em épocas quentes os carrapatos voltam a atacar. Eles são ácaros que deixam seu animal irritado e vulnerável a vários tipos de doenças, e podem matar. E o que fazer para acabar com os carrapatos?

Como acabar com os carrapatos

Os carrapatos não voam nem pulam, e sim vão andando até chegar a seu hospedeiro, no caso, seu animal. Eles passam por várias fases de maturação que inclui ovos, larvas, ninfas e adultos machos e fêmeas, e são elas que mais causam mordidas, e as mais dolorosas, já que para sobreviver o carrapato precisa do sangue do animal.

Alguns tipos de carrapatos podem ser mais prejudiciais ainda, afetando também os humanos, mas esses são tipos mais raros. No Brasil, as doenças causadas pelo carrapato são:  febre maculosa (transmitida principalmente pelo carrapato-estrela), a babesiose canina e a erliquiose canina (transmitida principalmente pelo carrapato-vermelho-do-cão).  Portanto, é bom prevenirmos para nossos animais não sofrerem e não correrem o risco de contrair nenhuma doença.

O que devo fazer se meu animalzinho estiver com carrapato?

Primeiramente, claro, um veterinário deve ser procurado para auxilia-lo no tratamento, mas existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar seu animal.

O carrapato deve ser retirado com muito cuidado. Para isso, utilize uma pinça ou luvas descartáveis. Com a pinça, o carrapato deve ser retirado desde a raiz, com muita calma, para que saia por inteiro, sem deixar pedaços, que podem causar infecções.  Você também deve lavar o local da picada do carrapato com sabão líquido antisséptico à base de clorexidina ou pincelá-lo com um cotonete com um pouco de água oxigenada.

Print

O ideal é que o carrapato seja removido e jogado dentro de um potinho com álcool para mata-lo. Não é recomendado que ele seja jogado em vasos sanitários, por exemplo. Não esqueça que esse ácaro também sobrevive fora de seu hospedeiro, podendo ficar preso a caminho do seu animal, em paredes e até em frestas do chão. Portanto, lembre-se que higienizar o ambiente é tão importante quanto cuidar diretamente da saúde do seu animalzinho.

No mercado pet existem alguns tratamentos, como coleiras anti-carrapatos, banhos especiais e produtos que devem ser aplicados no dorso do animal.

Posts relacionados