Cane Corso – Forte e excelente cão de guarda
Nome: Cane Corso Italiano
Outros nomes: Mastim Italiano / Cão Corso Italiano / Molosso Italiano
Origem: Itália
Atividade física: Moderada
Expectativa de vida: 10 a 12 anos.
Tamanho: 60 a 68 cm para machos; 60 a 64 cm para fêmeas.
Peso: 45 a 50 quilos para machos e 40 a 45 quilos para fêmeas.
O Cane Corso descende do antigo Molosso Romano (Canis Pugnax) , cães utilizados pelos romanos em atividades de guerra. Seu nome é derivado do latim, “Cohors”, que significa “guardião”, “protetor”.
De porte médio-grande, robusto e muito elegante, a raça apresenta forte musculatura, expressando força, agilidade e resistência.
Sua pelagem é curta, dura e densa, com subpelo leve, que se torna mais grosso no inverno. Mas de fácil manutenção. As cores podem ser preta, cinza e formentino (castanho com máscara preta).
Leal, calmo, bem humorado, confiável, apegado e fiel ao dono, o Cane Corso Italiano é a raça ideal para quem valoriza um guardião. Exerce muito bem seu papel como cão de guarda, não gostando de estranhos, podendo ser agressivo com eles. Em casa se relaciona bem com crianças e com outros cães.
De temperamento equilibrado e inteligente, é um cão afetivo com seus donos. Ágil e obediente necessita de treinamento adequado. É muito usado como cão de guarda, mas também como cão de companhia e de caça (quando treinado para tal).
Vale ressaltar que não se trata de um cão de ataque e sim de defesa. Gosta de amplos espaços, mas pode se adaptar a vida em ambientes pequenos, desde que se exercite o suficiente. No entanto essa raça não é recomendada para quem nunca teve cachorros. Ele exige um líder muito imponente e muito treino. Desconfiado com estranhos, necessita ser socializado desde filhote.
O Cane Corso ideal é aquele que fica indiferente se alguém mexer com ele e ataca apenas quando uma ameaça real acontecer.