Cães de guarda: eles também fazem parte da família
Por Nathália Camilo, adestradora da Cão Cidadão.
Poucos anos atrás, a maioria dos cães de médio e grande porte tinha uma função importante nos lares em que viviam, a de guardar e proteger os habitantes e os pertences. Quer fossem de raça ou sem raça definida, eram mantidos do lado de fora da casa para que protegessem a família. Sua alimentação não era balanceada e o contato com os tutores não era tão próximo e afetuoso.
Os anos se passaram e muita coisa tem mudado. Hoje em dia, até mesmo cães de raças adequadas para protegerem têm sido criados como membros da família. Sua alimentação é balanceada e sua saúde assegurada por vacinas e visitas constantes ao veterinário.
Os pets passaram a fazer parte efetiva dos lares não somente como um guardião, mas, principalmente, com um indivíduo da casa, que é cuidado e tratado com respeito e amor, acima de qualquer coisa.
Percebe-se, com essa nova atitude, que não precisamos nos manter distantes desses cães para que eles possam desempenhar seu papel de guarda, muito pelo contrário. O cão que vê a família humana como sua própria matilha, a defenderá com mais afinco. E os laços de carinho e respeito criados entre os membros desse grupo garantem um cão muito mais equilibrado e feliz.
Entretanto, é importante ressaltar que apenas amor e carinho não fazem do cão um ser calmo e obediente. Diferentemente de anos passados, onde se ensinava com brutalidade e medo, hoje devemos educar nossos fiéis companheiros com respeito e coerência. O adestramento de cães com potência para guarda é de suma importância para que tenhamos ao nosso lado amigos fiéis, dedicados e amorosos que façam parte de nossa família e nos passem segurança.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há mais de 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones (11) 3571-8138 (São Paulo) ou 4003-1410 (demais localidades). Acesse o nosso site: www.caocidadao.com.br.