Salva de Patas – Patas Therapeutas
“Resgatando amor e alegria para aqueles que mais precisam.”
Escolhemos a Patas Therapeutas para representar a seção “Salva de Patas” desta edição por se tratar de uma ONG que, com a ajuda dos animais, assiste muitas pessoas. A Patas Therapeutas foi criada oficialmente em 2012 pela Superintendente Técnica Silvana Fideli Prado, que já trabalhava com Atividades Assistidas por Animais desde 2003. Seu interesse no tema surgiu após assisti um documentário nos Estados Unidos, e hoje realiza trabalho semelhante, buscando atender a sociedade levando todo o carinho dos animais para aqueles que mais precisam de atenção. Os cães, pássaros, coelhos e outros bichinhos vão à hospitais, asilos, casas de apoio, entre outros lugares, transmitir um pouco dos muitos benefícios que os animais nos dão.
A ONG trabalha nas áreas de atividade, educação e Terapia Assistida por Animais com uma equipe de voluntários – tanto humanos quanto animais – que doam um pouco de seu tempo para realizar as atividades propostas. Através da convivência e do contato com os animais, as pessoas atendidas são capazes de progredir em seus tratamentos.
A Terapia Assistida por Animais (TAA) consiste em uma intervenção dirigida, com objetivos específicos para cada patologia e faixa etária, onde o animal faz parte do tratamento. “Isto ocorre porque as pessoas projetam no animal, principalmente no cão, seus sentimentos. “Percebem” que o animal é tão vulnerável quanto elas. Este processo chama-se identificação projetiva, ou seja, se identificam com o bicho, onde este passa a ajudar na recuperação, tornando-se a força motivadora que melhora o tratamento”, explica a equipe do Patas Therapeutas. Dentro da TAA existem três modalidades:
- Atividades Assistidas por Animais: a atividade realizada por essa modalidade é espontânea, ou seja, não existe um tratamento específico planejado, e ela pode ser usufruída por diversos pacientes.
- Terapia Assistida por Animais: Neste caso os objetivos são traçados para cada paciente, individualmente.
- Educação Assistida por Animais: Segue o mesmo principio da TAA, mas envolve pedagogos, terapeutas, fonoaudiólogos, etc.
Em todas as modalidades, o animal pode ser conduzido pelo seu próprio dono, por um voluntário ou um profissional da entidade.
Antes de se tornar um voluntário, o animal passa por uma série de exames e testes de comportamento para a ONG identificar se ele está apto a participar do programa. Especialmente nos casos de cães. Eles precisam ser totalmente calmos, nunca terem apresentado nenhum sinal de agressividade e precisam ter a personalidade calma e de aguentar contato físico extremo.
Quer ser um voluntário ou ajudar a ONG de alguma maneira?
www.patastherapeutas.org