Logo_Guia4PatasOnline_cor

Saiba mais sobre as “almofadas” dos cachorros

 Saiba mais sobre as “almofadas” dos cachorros

PatasA maioria dos mamíferos, aves e répteis nascem com o quinto dedo nas patas dianteiras. Eles crescem normalmente na parte mais alta das patas do digitígrafos, animais que andam sem apoiar a planta do pé no solo, como cães e gatos.
Considerado um vestígio dos polegares, muitos veterinários aconselham que os quintos dedos sejam removidos, uma vez que eles não têm nenhuma funcionalidade e ainda podem causar problemas sérios ao animal. Já outros estudiosos da Medicina Veterinária afirmam que os quintos dedos auxiliam os cães a segurar ossos e brinquedos, mas não têm função na escavação. Além disso, os cães podem se machucar em cercas, tapetes etc.
Têm casos que a unha cresce para dentro, podendo ferir o animal e limitando seus movimentos, pois essas unhas crescem indefinidamente porque não se desgastam no atrito com o chão.
O ideal é sempre consultar seu veterinário de confiança e decidir junto com ele, fazer ou não a microcirurgia. Mas o melhor momento para realiza-la é quando são filhotes, ainda na primeira semana de vida.
 As exceções
Há exceções. Algumas raças não devem ter o quinto dedo extraído. Raças desenvolvidas em regiões montanhosas como São Bernardo, Bernês Boiadeiro, Mastiff Espanhol, e outros menos conhecidos no Brasil.
Eles trabalham em áreas irregulares e os quintos dedos são utilizados em montanhas nevadas, facilitando a escalada. Já os cães de trabalho da Rússia, Canadá e Escandinávia, como os huskies siberianos desenvolveram patas bem robustas para ajuda-los a caminhar na neve.
Sobre as patas
O cachorro possui um esqueleto formado por 319 ossos. As patas são formadas por almofadas digitais que têm a função de proteger e “amortecer” nos saltos, almofadas do carpo, que protegem o animal de escorregar, e almofadas do metacarpo, que garantem o equilíbrio.
Essas estruturas são envolvidas por grossas camadas de gordura para proteger os cães do frio. Funcionam como botas. Nas regiões mais frias elas são mais grossas. Já em cães de apartamento, que saem pouco de casa, as almofadas são bem mais finas. Os animais criados fora de casa, que brincam em quintais, elas ficam mais espessas, para proteger de pisos mais ásperos. Em todos os casos essas almofadas têm sensores táteis que indicam por onde o animal pisa.
Como não tocam o calcanhar no chão, os ossos das pernas e patas dos caninos são muito importantes, já que eles apoiam todo o peso do corpo nas extremidades das patas.

Posts relacionados