Logo_Guia4PatasOnline_cor

Aedes aegypti: o mosquito mais temido de todos os tempos

 Aedes aegypti: o mosquito mais temido de todos os tempos

Neste início de ano, pelo menos uma em cada dez cidades paulistas já vive epidemia de dengue, três meses antes do período de pico da doença, registrado historicamente em abril. O quadro considera o número de casos notificados de outubro a dezembro de 2015, período que se iniciam as altas temperaturas e as chuvas, condições climáticas propícias à reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor ainda da chikungunya e do zika vírus.
Preocupados com esse pequeno, mas perigoso, mosquito, daremos algumas dicas de como identifica-lo, bem como seus hábitos e perigos.
destaque-353831-aedes
Saiba como reconhecer o aedes aegypti
Culex sp (pernilongo)
Como identificar 
culex sp é um mosquito pequeno que tem cor de palha podendo apresentar algumas manchas brancas nas pernas. Suas asas não possuem manchas e o seu dorso é pardo-escuro com escamas amarelas.
Risco para a saúde
Não é considerado vetor de microorganismo patogênico, porém algumas pessoas podem apresentar sintomas alérgicos no local das picadas.
Hábitos
Inseto de hábito noturno. As fêmeas precisam de sangue para se alimentar e também formar seus ovos. Permanecem em repouso durante o dia e começam sua atividade ao entardecer. Os machos se alimentam de plantas.
Barulho: se você estiver dormindo e ouvir aquele zumbido no ouvido, saiba que se trata de um pernilongo comum.
Voo: É capaz de voar alto.
Criadouros: o Culex tem preferência por água suja, rica em matéria em decomposição;

Aedes aegypti (mosquito da dengue)
Como identificar
O mosquito adulto tem coloração escura, com anéis brancos nas pernas e manchas prateadas nas laterais do abdômen. Na parte superior do tórax e na cabeça existem algumas manchas brancas que os diferenciam das demais espécies.
Risco para  a saúde
Transmissão da dengue, Zika Vírus, chikungunya e febre amarela.
Hábitos
O mosquito da dengue tem hábito diurno, e em geral pica nas primeiras horas da manhã e ao entardecer. Mas isso não quer dizer que ele não pique à noite – se a pessoa estiver exposta e próxima a ele, a picada pode ocorrer.
Os machos nutrem-se de seiva de plantas e as fêmeas, assim como o Culex, também se alimentam de sangue. Inicialmente, acreditava-se que a postura dos ovos ocorresse geralmente na parede dos recipientes com água limpa e sombreada, próximo à linha d’água, porém já há informações de que o Aedes se reproduz também em água suja.
Seus ovos podem permanecer viáveis por vários meses até um ano.
Barulho: o Aedes aegypti praticamente não faz barulho, o que torna mais difícil determinar sua presença durante a noite.
Voo:Aedes aegypti voa baixo (em geral não mais do que um metro). Mesmo assim é possível encontrar o mosquito da dengue em apartamentos, se houver focos nas varandas/janelas/plantas (lembrando que os humanos podem facilmente carregar os ovos, que sobrevivem em objetos contaminados.
Criadouros: o mosquito da dengue prefere colocar seus ovos em criadouros de água parada e limpa.
Os dois ficam nas sombras, dentro de casa, esperando a oportunidade de se alimentar com sangue necessário para produzir seus ovos.
Meu animalzinho pode pegar dengue? A resposta é NÃO!
Apesar do mosquito transmissor do vírus da dengue, Aedes aegypti, conseguir picar outros animais, ele só é capaz de transmitir a doença para humanos. O homem é o único reservatório vertebrado do vírus. Por conta disso, seu cachorro ou gato não terão essa doença se forem picados por este mosquito.
É importante lembrar que apesar dos cães não fazerem parte do ciclo da dengue, eles fazem parte de ciclos de outras doenças gravíssimas transmitidas por mosquitos, entre eles a leishmaniose e a dirofilariose.

E já que os mosquitos trazem tanto mal assim, tanto para humanos, como para animais, que tal algumas dicas de prevenção?
Utilize coleiras que repelem pulgas, carrapatos e mosquitos em seus cães;
Tenha vasinhos com citronela plantados em casa (esta planta funciona como repelente natural);
Mantenha telas nas portas e janelas;
Evite passear com seu pet no horário de maior atividade dos mosquitos;
Troque a água do pet diariamente, lave os recipientes do amigo com escova ou bucha, para ficaram bem higienizados.
Brinquedos soltos pelo quintal, como aquela garrafa pet furada, usada para dispensar ração e petiscos, também podem se tornar criadores. Fique atento!
E você, cuide-se também. Não se esqueça do repelente!

Posts relacionados